PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/755
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Características comportamentais, vocais e qualidade de vida e voz de crianças disfônicas: revisão de literatura
Autor(es): Espindola, Amanda Costa
Tomé, Rafaella Alves
Primeiro Orientador: Ramos, Silvia Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Cintra, Lílian de Moura Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas , Lucy
Resumo: Objetivo: Levantar características vocais e comportamentais da criança disfônica e sua qualidade de vida. Método: Realizou-se uma revisão da literatura analisando os aspectos comportamentais e vocais, a qualidade de vida e voz e a avaliação das disfonias infantis. Resultados: Foram identificados 220 artigos dos quais apenas 13 atenderam os critérios de inclusão, sendo selecionados para análise. Conclusão: Conclui-se em relação aos aspectos comportamentais da criança disfônica, é observado em um terço dos escolares a alta intensidade vocal em momentos de nervosimo, e a disfonia infantil também pode ser correlacionada ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. No que se refere à qualidade de vida e voz, com o uso do protocolo (Qualidade de Vida e Voz Pediátrico - QVV- P) verificou-se que a alteração vocal interfere na qualidade de vida de crianças/adolescentes, notando que quanto maior a idade pior a qualidade de vida condizente com a voz. Quanto à caracterização vocal das crianças com disfonia, foram constatados que a qualidade vocal soprosa e rugosa com grau de alteração de leve a moderado foram mais referidas na literatura, medidas acústicas da voz e valores de tempo máximo de fonação são alterados e frequência fundamental está abaixo dos valores de referência.
Abstract: Objective: Raise vocal and behavioral characteristics of a dysphonic children and life quality. Method: An integrative literature review was carried out analyzing behavioral aspects, life and voice quality and the assessment of children’s dysphonia. Results: 220 articles were identified, which only 13 were related to the purpose of the review and selected for analysis. Conclusion: It is concluded in reldation to the behavioral aspects of the dysphonic child, high vocal intensity is observed in one third of the students in nervousness moments, and children’s dysphonia can be correlated with the Attention Deficit / Hyperactivity Disorder. Which regarding to life and voice quality, using the protocol (Life Quality and Pediatric Voice - QVV-P) it was found that the vocal alteration interferes in the quality of a children’s/Adolescents life quality. Noting that as older is the age, the worse is the quality of life befitting the voice. Regarding to the vocal characterization of a children with dysphonia, it was found that the breathy and rough vocal quality with a mild to moderate degree of alteration were more frequently reported in the literature, acoustic voice measurements and maximum phonation time values are changed and fundamental frequency is below the reference values.
Palavras-chave: Disfonia infantil
Comportamento
Qualidade de vida e voz pediátrica
Caraterísticas vocais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/755
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc word Amanda e Rafaella final.pdfTCC Disfonia Infantil349,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador