PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7532
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Triagem in silico de compostos com atividade ansiolítica encontrados na espécie Magnolia obovata
Autor(es): Vaz, Camila Moreira Caetano
Bocchi, Giovanna Siqueira
Primeiro Orientador: Borges, Leonardo Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Clayson Moura
Resumo: OBJETIVOS: Sugerir os mecanismos dos efeitos no sistema nervoso central dos compostos identificados na espécie Magnolia obovata MÉTODOS: As propriedades químico-biológicas dos compostos da Magnolia obovata foram levantadas bibliograficamente através das seguintes bases de dados: Science Direct, PubMed e Scielo. Em seguida, foi realizada a triagem de bioatividade com os programas Swiss ADME, Swiss Target Prediction, PASS Prediction e ProTox II. Após selecionar as moléculas candidatas com melhores pontuações, realizou-se a análise de modelagem farmacofórica empregando o servidor Pharmagist. RESULTADOS: Dos 19 compostos identificados e submetidos à predição farmacocinética pelo SwissADME, somente 2 moléculas (alfa-eudesmol e gamaeudesmol) atenderam a todos os critérios de Lipinski e froam classificados como druglike. Após a predição toxicológica pelo ProToxII, tais moléculas apresentaram nível de segurança satisfatório (ambas de classe 5). Além disso, foi apontado pelas análises in silico que estas são responsáveis pelo aumento da acilcarnitina livre ao inibir a hidrolase de acilcarnitina, gerando, portanto, o esperado efeito ansiolítico da M. obovata. A modelagens farmacofóricas da moléculas alfa e gama-eudesmol apresentaram seis pontos de interação com os cinco ligantes mais potentes conhecidos da hidrolase de acilcarnitina o que evidencia semelhança estrutural promissora para atuação sobre esse alvo. CONCLUSÃO: O estudo in silico da Magnolia obovata, abordado neste trabalho, elegeu o alfa e o gama-eudesmol como as principais moléculas com potencial ansiolítico e características farmacocinéticas promissoras. Levando-se em consideração os atuais medicamentos ansiolíticos disponíveis, observa-se vantagens notórias do mecanismo de ação deste composto, que poderá ser utilizado para formulação de novas terapias no tratamento do transtorno de ansiedade. Os resultados aqui obtidos abrem perspectivas para futuros testes em modelos in vitro e in vivo, visando confirmar os resultados das análises computacionais.
Palavras-chave: Plantas Medicinais
Efeito Central
Modelagem Farmacofórica
silico. ABSTRACT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7532
Data do documento: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2022 FINAL - Camila M C Vaz e Giovanna S Bocchi.pdf246,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador