PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estimulação Transcraniana: utilização por profissionais na fonoaudiologia.
Autor(es): Batista, Joao Gabriel Antunes
Paiva, Thiago Monteiro
Primeiro Orientador: Borges, Marcos Henrique
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Silvia Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Christina Guedes de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Cananéia, Juliana Cunha
Resumo: Introdução: A transmissão de correntes elétricas ou campos magnéticos de baixa potência para o cérebro humano via estimulação transcraniana, é um procedimento que tenta alterar a atividade dos neurônios e explorar seu potencial como forma de intervenção terapêutica. Entre os métodos mais comuns estão a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS) e a Estimulação Transcraniana por Corrente Alternada (ETCA), ambos usados para tratar transtornos. O tDCS é o processo de aplicação direta de uma corrente de pequena escala ao cérebro, enquantoa Estimulação Transcraniana por Corrente Alternada (ETCA) emprega um método de corrente alternada. Antes de realizar uma estimulação transcraniana é comum que sejamsolicitados exames complementares que avaliem a saúde do paciente e sua capacidade de participar do procedimento. Objetivo: Investigar o uso da estimulação transcraniana por profissionais de fonoaudiologia no Brasil. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, transversal realizado com profissionais de fonoaudiologia de todas Brasil; com uma amostra probabilística. Resultados: Dentre os 37 profissionais pesquisados, 94,3% declararam que fazem uso da ETCC como técnica complementar para tratar e estimular áreas do cérebro envolvidas na linguagem e fala. Com relação à condição clínica 48,6% responderam que utilizam para tratamento de afasias, 28,6% para disfagias e 22,8% apraxia de fala na infância. Os efeitos terapêuticos são percebidos por 88,6% dos profissionais. Esses efeitos incluem melhorias na fala, linguagem, ações motoras da fala, planejamento e nomeação. Conclusão: Pelo fato da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (TDCS) ser uma técnica não invasiva e por utiliza uma corrente elétrica de baixa intensidade, para modular a atividade neuronal, a mesma tem sido usada para tratar uma variedade de condições neurológicas, incluindo afasia, disfagia e apraxia de fala na infância.
Abstract: Introduction: The transmission of low-power electrical currents or magnetic fields to the human brain via transcranial stimulation is a procedure that attempts to alter the activity of neurons and explore their potential as a form of therapeutic intervention. Among the most common methods are Transcranial Direct Current Stimulation tDCS and tDCS, both used to treat disorders. tDCS is the process of directly applying a small-scale current to the brain, while Transcranial Alternating Current Stimulation tDCS employs an alternating current method. Before performing transcranial stimulation, it is common for additional tests to be requested to assess the patient's health and ability to participate in the procedure. Objective: To investigate the use of transcranial stimulation by speech therapy professionals in Brazil. Method: This is a quantitative, analytical, observational, cross-sectional study carried out with speech therapy professionals from all over Brazil; with a probabilistic sample. Results: Among the 37 professionals surveyed, 94.3% declared that they use tDCS as a complementary technique to treat and stimulate areas of the brain involved in language and speech. Regarding the pathology, 48.6% responded that they use it to treat aphasia, 28.6% for dysphagia and 22.8% apraxia of speech in childhood. The therapeutic effects are perceived by 88.6% of professionals. These effects include improvements in speech, language, speech motor actions, planning and naming. Conclusion: Because Transcranial Direct Current Stimulation (TCSD) is a non-invasive technique and uses a low-intensity electrical current to modulate neuronal activity, it has been used to treat a variety of neurological conditions, including aphasia, dysphagia and apraxia of speech in childhood.
Palavras-chave: Estimulação transcraniana
Terapia da fala
Estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS)
Estimulação transcraniana por corrente alternada (ETCA).
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7373
Data do documento: 4-Dez-2023
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