PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Intervenções cognitivas: o efeito do treinamento de memória na qualidade de vida em indivíduos 60+
Autor(es): Figueiredo, Karine Santos
Medeiros, Marcela Pereira Machado
Primeiro Orientador: Torres, Lisa Valéria Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Torres, Lisa Valéria Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Christina Guedes de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Cananéia, Juliana Cunha
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional é um desafio global que tem estimulado uma variedade de estudos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Uma das principais queixas observadas nessa faixa etária está relacionada à memória, que afeta diretamente a vida da pessoa idosa. Em relação aos efeitos da idade no desempenho cognitivo, observa-se que a memória de curto prazo, em particular a memória de trabalho, é a mais afetada devido à sua capacidade de armazenamento reduzida. O comprometimento cognitivo causa uma série dificuldades nas atividades cotidianas na senescência, até obstáculos no convívio social. O treinamento da memória, portanto, desempenha um papel importante ao visar aprimorar o funcionamento cognitivo. Método: Foram estabelecidos critérios de inclusão para a seleção de artigos, que incluíam: abordar a questão norteadora da pesquisa, estar disponível eletronicamente na forma de texto completo e ter como população de estudo pessoas idosas a partir de 60 anos sem diagnóstico de comprometimento cognitivo. Após a seleção, 15 artigos atenderam a esses critérios. A análise revelou que a estimulação da memória em pessoas idosas pode resultar em melhorias no desempenho em atividades avançadas instrumentais e básicas da vida diária, bem como nos aspectos psicológicos, sociais e na qualidade de vida dessa população. Resultados: Na busca inicial foram achados artigos da base LILACS, MEDLINE, SCIELO e IBECS. Os artigos pesquisados buscavam o efeito do treinamento cognitivo em pessoas idosas. Conclusão: Foi identificado que a estimulação da memória em pessoas idosas pode resultar em melhorias no desempenho das atividades instrumentais e básicas da vida diária, bem como nos aspectos psicológicos, sociais e na qualidade de vida dessa população.
Abstract: Introduction: Population aging is a global challenge that has stimulated a variety of studies and research in different areas of knowledge. One of the main complaints observed in this age group is related to memory, which directly affects the elderly person's life. Regarding the effects of age on cognitive performance, it is observed that short-term memory, in particular working memory, is the most affected due to its reduced storage capacity. Cognitive impairment causes a series of difficulties in daily activities in senescence, including obstacles in social life. Memory training, therefore, plays an important role when aiming to improve cognitive functioning. Method: Inclusion criteria were established for the selection of articles, which included: being an original article, addressing the guiding research question, being available electronically in full text form and having as study population elderly people over 60 years of age without diagnosis of cognitive impairment. After selection, 17 articles met these criteria. The analysis revealed that memory stimulation in elderly people without cognitive impairment can result in improvements in performance in advanced instrumental and basic activities of daily living, as well as in the psychological, social aspects and quality of life of these elderly people. Results: The initial search found articles from the LILACS, MEDLINE, SCIELO and IBECS databases. The articles researched sought the effect of on elderly people. Conclusion: It was identified that memory stimulation in elderly people without cognitive impairment can result in improvements in the performance of advanced, instrumental and basic activities of daily living, as well as in the psychological, social aspects and quality of life of these elderly people.
Palavras-chave: Memória
Treinamento cognitivo
Envelhecimento cognitivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7372
Data do documento: 5-Dez-2023
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