PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7336
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impacto das atividades físicas em academias de musculação durante a pandemia de covid-19: revisão narrativa da literatura.
Autor(es): Cruz, João Victor Artiaga Da
Primeiro Orientador: Mesquita, Mauro Meira de
metadata.dc.contributor.referee1: Nascente, Flávia Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Iasmim Ribeiro da
Resumo: A chegada da COVID-19 ao Brasil em fevereiro de 2020 desencadeou uma série de ações governamentais e científicas para conter sua disseminação. Medidas de controle, como distanciamento social e uso de máscaras, foram amplamente adotadas. No contexto brasileiro, decretos foram implementados, incluindo o fechamento das academias de musculação e locais para atividades. Em meio a essas medidas, a prática de atividades físicas foi considerada essencial, desempenhando um papel crucial na promoção da saúde física e mental, destacando a importância do exercício regular na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar durante a crise e além dela. A metodologia empregada para realizar a revisão integrativa da literatura centrou-se na análise de termos-chave, especificamente, atividades físicas, bem-estar, pandemia, contaminação, cuidados e COVID-19. Os resultados apontam que as academias de musculação influenciaram na melhora do bem-estar, manutenção do corpo, ansiedade e depressão, mas também foi visto que não teve melhoras em relação ao sono e distúrbio da alimentação. A Pandemia afetou a prática de atividades físicas de forma complexa, alguns estudos destacam benefícios, compreender essas nuances é crucial para estratégias de apoio à saúde física e mental em crises de saúde pública.
Palavras-chave: Atividades físicas
Bem-estar
Pandemia
Contaminação
Cuidados
COVID19.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7336
Data do documento: 8-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
COVID.docx13,95 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador