PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7335
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias de manejo reprodutivo na bovinocultura leiteira para maximização da eficiência reprodutiva
Autor(es): Bertolini, Gabriel Dias
Primeiro Orientador: Padua, Delma Machado Cantisani
metadata.dc.contributor.referee1: Não consta na lista
metadata.dc.contributor.referee2: Malaquias Junior, João Darós
Resumo: O setor de bovinocultura leiteira é uma das principais atividades em solo brasileiro, gerando renda e empregos. Porém para que a atividade seja bemsucedida e alcance índices satisfatórios, é exigido o correto manejo e aprimoramento da criação de animais. O objetivo é realizar uma revisão de literatura sobre os principais aspectos que tange o manejo reprodutivo na bovinocultura leiteira, através de práticas documentadas, com o intuito de obter uma visão fundamentada sobre a importância do manejo reprodutivo e suas implicações na eficiência reprodutiva. O manejo reprodutivo é considerado um pilar na produção de leite, uma vez que aspectos nutricionais influencia diretamente neste quesito, sendo assim é essencial o monitoramento do escore de condição corporal das vacas leiteiras com o intuito de maximização da produção. A eficiência reprodutiva tem resultado direto na produtividade e rentabilidade do sistema, no qual determina a produção de leite por dia útil da vaca no rebanho, sendo avaliada por diversos índices e parâmetros para o monitoramento do desempenho reprodutivo. A inseminação artificial consiste em uma biotecnologia muito utilizada em rebanhos leiteiros, com o objetivo de melhorar a eficiência reprodutiva, com a utilização de material genético de touros de alta qualidade. A detecção do estro em vacas leiteiras, é crucial para otimizar a reprodução e melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho. As Boas Práticas Agropecuárias consistem em um conjunto de princípios e procedimentos que visam garantir a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos, incluindo o leite. A capacitação dos colaboradores é essencial para o sistema de produção, sendo realizado treinamento para o aperfeiçoamento dessas pessoas no ciclo de produção gerando engajamento entre produtores e colaboradores. A adoção de práticas para o aperfeiçoamento do desempenho reprodutivo, controla em níveis satisfatórios a produção e rentabilidade do sistema de produção.
Palavras-chave: bovinocultura leiteira
bem-estar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7335
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_GABRIEL_11-12-2023_assinado.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador