PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7333
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Além da crença: a sedução fatal de Jonestown e a suspensão da voluntária da descrença pelos seguidores do Templo do Povo
Título(s) alternativo(s): .
Autor(es): Oliveira, Giovany Borem De
Primeiro Orientador: Reinato, Eduardo José
metadata.dc.contributor.referee1: Quadros, Eduardo Gusmão de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo a compreensão da manipulação empregada por Jim Jones por meio da análise do culto do Templo do Povo, bem como a exploração do contexto histórico do pensamento da 'Nova Era' após as duas grandes guerras. A investigação também se propõe a examinar o impacto das performances culturais, como uma forma de comunicação artística que transcende as limitações das palavras e das representações simbólicas, ideológicas e políticas. Pretende-se avaliar de que maneira tais performances influenciaram a criação e o trágico desfecho dos seguidores do Templo do Povo. Nesse contexto, os conceitos literários da verossimilhança e da suspensão voluntária da descrença serão empregados como ferramentas analíticas para elucidar a manipulação executada por Jim Jones. A análise se concentrará na dinâmica em que esses conceitos literários se entrelaçam com a influência psicológica, permitindo uma compreensão mais profunda das estratégias utilizadas para convencer os seguidores a aceitar uma realidade alternativa. A pesquisa contribuirá para uma exploração aprofundada da interseção entre manipulação psicológica, contextos históricos e elementos de performance cultural, oferecendo uma perspectiva sobre como o culto do Templo do Povo se desenvolveu e culminou em um desfecho trágico. A análise desses componentes ampliará nosso entendimento das complexidades envolvidas em fenômenos culturais e religiosos extremos, além de tentar compreender os mecanismos de manipulação utilizados por líderes carismáticos em tais contextos
Abstract: This research aims to understand the manipulation employed by Jim Jones through the analysis of the People's Temple cult, as well as the exploration of the historical context of 'New Age' thinking following the two World Wars. The investigation also seeks to examine the impact of cultural performances as a form of artistic communication that transcends the limitations of words and symbolic, ideological, and political representations. It intends to assess how such performances influenced the creation and tragic outcome of the People's Temple followers. In this context, the literary concepts of verisimilitude and the voluntary suspension of disbelief will be employed as analytical tools to elucidate the manipulation executed by Jim Jones. The analysis will focus on the dynamics in which these literary concepts intertwine with psychological influence, allowing for a deeper understanding of the strategies used to convince the followers to accept an alternative reality. The research will contribute to an in-depth exploration of the intersection between psychological manipulation, historical contexts, and elements of cultural performance, offering a perspective on how the People's Temple cult developed and culminated in a tragic outcome. The analysis of these components will broaden our understanding of the complexities involved in extreme cultural and religious phenomena, as well as attempt to comprehend the mechanisms of manipulation used by charismatic leaders in such contexts.
Palavras-chave: Jim Jones
Nova Era
Performances culturais
fenômenos religiosos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7333
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC História



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador