PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Teologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A “cristoconformação” a partir da virtude da caridade em Santo Tomás de Aquino
Autor(es): Souza Filho, Rubens Galdino De
Primeiro Orientador: Figueiredo, Luiz Henrique Brandão de
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Eli Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Luiz da
Resumo: A estrutura do tratado moral de Santo Tomás de Aquino é marcada pela concepção de que todas as coisas foram criadas por Deus e todas elas tendem a Ele como fim. Esse entendimento, vinculado à realidade ontológica racional do homem, sujeito moral, e à sua especial condição de ser criado à semelhança de Deus segundo à imagem de Cristo, levam necessariamente a considerar que distinto é o caminho pelo qual o sujeito racional é conduzido a esse fim. A observação do dado natural já permite assegurar que a racionalidade marca profundamente o seu ser, pois, por meio dela, o homem desenvolve virtudes, pelas quais ele ordena todas as suas potências para o seu bem. O dado sobrenatural evidencia ainda mais essa especial condição, visto que o homem é sujeito recipiente da graça de Deus. A graça é o motor externo para o bom agir moral e princípio excelente de virtudes sobrenaturais, às quais são chamadas de teologais. Diferente do princípio natural, essas virtudes orientam perfeitamente para o fim supremo e sobrenatural. Mais do que um simples auxílio, a graça é a presença divina na vida do homem. Através dessa presença, Deus habilita a realização plena da característica primordial da sua condição existencial, isto é, ser igual a Ele, na imagem e na semelhança de Jesus. De maneira especial, a caridade, principal virtude teologal e mãe de todas as outras, deve ser meio excelente para a conformação do homem a Deus, isto é, à Jesus, haja vista que, por meio dela, torna-se possível viver o amor, amando até o fim, assim como Jesus amou.
Abstract: The structure of Saint Thomas Aquinas’ moral treatise is marked by the conception that all things were created by God and they all tend to Him as their end. This understanding, linked to the rational ontological reality of humans, who are moral beings, and to their special condition of being created in the likeness of God according to the image of Christ, necessarily leads us to consider the path by which the rational beings are led to this end. By the observation of natural data, we can ensure that rationality deeply marks their being, because, through it, humans develop virtues, through which they order all their powers for their good. The supernatural fact emphasizes even more their special condition because humans are the recipients of God’s grace. Grace is the external engine for good moral action and the excellent principle of supernatural virtues, called theological. In contrast to the natural principle, these virtues guide humans perfectly towards the supreme and supernatural end. More than a simple aid, grace is the divine presence in human life. Through this presence, God enables the full realization of the primordial characteristic of the human existential condition, that is, being equal to Him, in the image and likeness of Jesus. In particular, charity, the main theological virtue and mother of all others, must be an excellent way for conforming the human being to God, that is, to Jesus, because through charity humans are able to love, and love until the end, just as Jesus did.
Palavras-chave: Deus
Jesus Cristo
Homem
Virtudes
Caridade
Santo Tomás de Aquino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA::TEOLOGIA MORAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7281
Data do documento: 7-Dez-2023
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