PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7280
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de língua inglesa nas séries iniciais: um estudo de caso em Goiânia
Autor(es): Pires, Joyce Amarante Figueiredo
Primeiro Orientador: Perilo, Vitor Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Ariño, Eliane Rezende de
Resumo: O ensino de língua estrangeira constitui uma jornada intrinsecamente entrelaçada com os métodos e abordagens adotados ao longo dos anos. Desde as primeiras pesquisas voltadas para a educação linguística, a incessante busca por eficácia e a necessidade de adaptação às distintas realidades educacionais têm configurado a maneira como as línguas estrangeiras são ensinadas. A relação íntima entre as práticas de sala de aula e as variadas metodologias empregadas não apenas reflete a dinâmica do processo de aprendizado, mas também espelha as transformações sociais, tecnológicas e culturais que permeiam a sociedade. O livro didático, por sua vez, acompanha tanto o percurso discente, quanto docente, enquanto uma ferramenta complementar na dialética ensinoaprendizagem. Nessa direção, o presente estudo tem como objetivo discorrer sobre o conceito de método/abordagem no ensino de inglês, identificando sua presença nas respectivas unidades do material didático Brick-by-Brick, das autoras Hilani Mercadante e Viviane Kirmeliene, da Editora Standfor /FTD, adotado pelo Colégio André Luíz, na cidade de Goiânia. Para isso, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, a partir do arcabouço teórico de estudiosos, tais como: Amaral (2014), Brown (2000), Richard e Rodgers (1986), entre outros que possuem larga experiência sobre abordagens/métodos de ensino de línguas estrangeiras bem publicações voltadas para o trabalho com livros didáticos.
Abstract: The teaching of foreign languages constitutes a journey intrinsically intertwined with the methods and approaches adopted over the years. Since the early research focused on language education, the relentless pursuit of effectiveness and the need to adapt to different educational realities have shaped the way foreign languages are taught. The intimate relationship between classroom practices and the various methodologies employed not only reflects the dynamics of the learning process but also mirrors the social, technological, and cultural transformations that permeate society. The textbook, in turn, accompanies both the student and the teacher's journey as a complementary tool in the teaching-learning dialectic. In this direction, the present study aims to elaborate on the concept of method/approach in English language teaching, identifying its presence in the respective units of the Brick-by-Brick didactic material by authors Hilani Mercadante and Viviane Kirmeliene, published by Standfor/FTD, adopted by Colégio André Luíz in the city of Goiânia. To achieve this, a qualitative research approach was chosen, drawing on the theoretical framework of scholars such as Amaral (2014), Brown (2000), Richard and Rodgers (1986), among others with extensive experience in language teaching approaches/methods and publications focused on working with textbooks.
Palavras-chave: Língua inglesa
Abordagem de ensino
Métodos
Material didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7280
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Joyce Amarante Figueredo Pires.pdf279,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador