PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7247
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vivência do protocolo de atendimento de acidente com material biológico: um relato de experiência
Autor(es): Borginho, Nathalya Cristyna
Primeiro Orientador: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee1: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee2: Butrico, Gabriela Ferreira de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Hilana Aparecida de Oliveira
Resumo: Introdução: Os profissionais da área da saúde (PAS), ao desenvolveram suas atividades laborais, estão frequentemente expostos a diversos riscos, especialmente, ao risco biológico (RB), podendo causar acidentes ocupacionais (MARZIALE, et al., 2014). Os acidentes com agulhas e materiais perfurocortantes, uma via de exposição ao material biológico, acontecem por descuido ou falta de técnica para realização do procedimento. Os trabalhadores estão risco de infecções, com destaque para as mais preocupantes como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), hepatites B e C (BRASIL, 2006). Objetivo: Relatar a vivência de um acidente com material biológico e a experiência do atendimento na rede sentinela. Metodologia: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, no qual foi retratado um acidente com material biológico vivido por uma aluna de enfermagem no 8° período da faculdade, durante o estágio não obrigatório, em um hospital privado de grande porte. O gênero textual relato pessoal tem como base o tipo de texto narrativo, com elementos como personagem, tempo, espaço. Esse gênero está no “domínio social da documentação e da memorização das experiências humanas. Discussão: O manuseio de objetos perfurocortantes se apresenta como risco para acidentes com material biológico, e essa circunstância, geralmente, é a mais comum causa desse tipo de acidente, assim como observado nesse relato. Conclusão: A biossegurança é indiscutivelmente importante na formação tanto de profissionais da saúde quanto dos alunos graduação. Devem ser abordadas durante a graduação e sempre relembradas no ingresso das atividades práticas. O atendimento na unidade de referência, é somente o início de um grande trabalho para melhoria dos fluxos atuais de atendimento.
Palavras-chave: Exposição ocupacional
Acidente com material biológico
Experiência acadêmica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7247
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Nathalya Cristina Borginho - FINAL 2.docx827,46 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir
Autorização de publicação- Nathalya Cristyna Borginho.pdf402,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador