PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7245
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aquisição de conhecimento do cuidador informal sobre as necessidades da pessoa idosa com doença de Alzheimer
Título(s) alternativo(s): Conhecimento do cuidador informal/família sobre necessidades da pessoa idosa
Autor(es): Souza, Ana Carolina Alves De
Primeiro Orientador: Álvares, Gláucia Virgínia
metadata.dc.contributor.referee1: Primo, Mariusa Gomes Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
Resumo: Introdução: O aumento populacional de pessoas idosas é uma realidade mundial. A faixa etária das pessoas idosas cresce significativamente quando comparada à outras faixas etárias, e com essa mudança, há o aumento da prevalência das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) no processo de envelhecimento (Holanda, Ponte, Pinheiro, 2012). As DCNT são desencadeantes das demências, acometem cerca de 50 milhões de pessoas no mundo a cada ano, sendo 60% destas, pela Doença de Alzheimer (DA) (Schilling et al. 2022). A pessoa idosa com DA apresenta progressivamente perdas físicas e psicossociais, o que a torna cada vez mais dependente, necessitando de cuidados por outros diariamente. Objetivo: Descrever como o cuidador informal/família adquire conhecimento sobre as necessidades da pessoa idosa com Doença de Alzheimer. Metodologia: Estudo para conclusão de curso de enfermagem-TCC, monografia. Método: Pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, onde foram selecionados oito artigos entre os anos de 2020 a 2023, nas fontes e bases de dados eletrônico Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem online (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Resultados: Foram construídos quatro quadros. O Quadro 1, refere aos critérios utilizados para a seleção e identificação dos artigos; o Quadro 2, identifica a presença ou ausência da abordagem dos objetivos específicos deste estudo nos artigos selecionados; o Quadro 3 aponta as dificuldades enfrentadas pelo cuidador informal/família no cuidado para com a pessoa idosa com DA; e o Quadro 4, faz referência aos meios para obtenção de conhecimento pelo cuidador informal/familiar sobre as necessidades da pessoa idosa com DA. Discussão: A pessoa idosa com DA necessita de um cuidado contínuo devido ao grau de dependência. Com isso, o ato de cuidar de torna exaustivo e comprometedor a aqueles que cuidam e aos que são cuidados. A falta de conhecimento acerca do diagnóstico, prognóstico, evolução e tratamento, faz com que os cuidadores executem de maneira extenuante e até mesmo incorreta, os cuidados, o que acarreta uma série de fatores negativos a sua saúde e qualidade de vida da pessoa idosa. Conclusão: Tendo em vista, as consequências dos cuidados ininterruptos prestados por cuidadores familiares sem formação prévia, faz-se necessário investimentos na capacitação dos cuidadores informais e até criação de novas estratégias de orientações e apoio a estes, frente as dificuldades enfrentadas.
Palavras-chave: Pessoa idosa
Doença de Alzheimer
Cuidador informal
Conhecimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7245
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador