PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7242
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca de acidente com material biológico: 2019 - 2023
Autor(es): Oliveira, Lucas Santos De
Primeiro Orientador: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee1: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee2: Loreto, Rayana Gomes de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Sergiane Bisinoto
Resumo: Introdução: Acidentes de trabalho com materiais biológico (ATbio) são um problema presente em toda a assistência em saúde, e em momentos de pandemia há um aumento nas atividades laborais, podendo consequentemente acarretar uma mudança do que nós conhecemos por ATbio. Com a pandemia da Covid-19, sabe-se que houve grandes esforços da comunidade científica para mitigar a infecção entre a população e dos serviços de saúde para atendimento dos casos mantendo a segurança ocupacional. As publicações concentraram-se em determinar as medidas preventivas de Covid-19 e a epidemiologia na população e entre os trabalhadores da área da saúde, enfatizando o risco ocupacional para esta infecção. Com isso, questiona-se: houve também melhoria na adesão às medidas para prevenir acidentes com material biológico? O que foi publicado nos últimos três anos, após o advento da pandemia da Covid-19, sobre acidente com material biológico no Brasil? Objetivo: Fazer um levantamento da produção científica acerca dos acidentes ocupacionais envolvendo materiais biológicos, após o surgimento da pandemia da Covid-19, com foco na identificação de mudanças na incidência, natureza dos acidentes, adesão às medidas preventivas e tipo de exposição a patógenos. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada nas bases de dados on-line: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PUBMED), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES). Resultados: O sexo feminino foi predominantemente apontado como o mais acometido por ATbio, assim como os técnicos de enfermagem, apontados como a classe mais numerosa presente na assistência de saúde. Objetos perfuro cortantes foram os objetos mais envolvidos nesses acidentes, principalmente a agulha com lúmen. A maioria dos profissionais de saúde relatam fazer uso de EPIs, e relatam também que medidas para diminuir esses acidentes podem ser tomadas, de forma a diminuir a carga horária excessiva, e diminuir o estresse e pressão causadas pela profissão.
Palavras-chave: Acidente ocupacional
Exposição ocupacional
Riscos ocupacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7242
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LUCAS SANTOS.docx77,42 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir
termo.pdfTermo de autorização361,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador