PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência do Pilates na flexibilidade de idosos: revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): The influence of Pilates on the flexibility of the elderly: integrative revision
Autor(es): Mangieri, Samantha Greicielly Carvalho
Primeiro Orientador: Morais, Elizabeth Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Fantinati, Adriana Márcia Monteiro
metadata.dc.contributor.referee2: Vinhal, Lucieli Boschetti
Resumo: Introdução: A flexibilidade é a capacidade motora de máxima amplitude fisiológica passiva de determinado movimento articular com alongamento máximo dos músculos. Para o ganho da flexibilidade tem que realizar atividades físicas e alongamento dos músculos de maneira global, dentro essas atividades destaca-se o Pilates. Objetivo: Avaliar o efeito do método Pilates na flexibilidade de idosos. Métodos: revisão integrativa da literatura por meio do levantamento das produções cientificas realizadas de 2010 a 2019. Foram incluídos participantes com idade acima de 60 anos, submetidos a exercícios de Pilates avaliando como desfecho a flexibilidade, as pesquisas foram feitas nas seguintes bases de dados eletrônicos: PubMed, Scielo e (PEDro). A escala PEDro foi utilizada para avaliar a qualidade metodológica dos estudos. Resultados: Foram encontrados 65 estudos, foram excluídos 62 artigos, a amostra final foi constituída por 3 artigos. Os estudos encontraram melhora da flexibilidade nos idosos. A média de idade variou de 62 a 68 anos, a maioria era do sexo feminino, o teste de sentar e alcançar foi utilizado para avaliar a flexibilidade. Quanto ao método Pilates o tempo total do programa variou de 8 a 12 semanas, com sessões de duas vezes por semana com duração de 50 a 60 minutos. Houve uma heterogeneidade na intensidade e no tipo de Pilates (solo e com equipamentos). Na pontuação da escala PEDro nenhum estudo obteve pontuação acima de 6. Conclusão: O método Pilates melhora a flexibilidade de idosos. A qualidade metodológica dos estudos selecionados foi de moderada a baixa, dessa forma necessita-se de mais estudos com melhor qualidade metodológica para nortear a prática baseada em evidência.
Abstract: Flexibility is the motor capacity of maximum passive physiological amplitude of a given joint movement with maximum stretching of the muscles. In order to gain flexibility, physical activities and muscle stretching must be performed globally, within these activities Pilates stands out. Objective: To evaluate the effect of the Pilates method in the flexibility of elderly people. Methods: Integrative literature review through the survey of scientific productions from 2010 to 2019. Participants over 60 years of age were included, submitted to Pilates exercises evaluating flexibility, the research was done in the following electronic databases: PubMed, Scielo and (PEDro). The PEDro scale was used to assess the methodological quality of the studies. Results: 65 studies were found, 62 articles were excluded, the final sample consisted of 3 articles. The studies found improved flexibility in the elderly. The average age ranged from 62 to 68 years, most were female, the sit and reach test was used to assess flexibility. As for the Pilates method, the total time of the program varied from 8 to 12 weeks, with sessions of twice a week lasting from 50 to 60 minutes. There was a heterogeneity in the intensity and type of Pilates (solo and with equipment). In the PEDro scale no study scored more than 6. Conclusion: The Pilates method improves the flexibility of the elderly. The methodological quality of the selected studies was moderate to low, so more studies with better methodological quality are needed to guide evidence-based practice.
Palavras-chave: Técnicas de exercícios e de movimento
Flexibilidade
Idoso
Método Pilates
Fisioterapia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/724
Data do documento: 10-Dez-2020
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