PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Jornalismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7227
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Livro-reportagem libertos pela terra
Autor(es): Monteiro, Bruna Dos Santos
Primeiro Orientador: Goos, Maria Carolina Giliolli
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Sabrina Moreira de Morais
Resumo: O presente trabalho discorre sobre a metodologia empregada na elaboração de um livro-reportagem que aborda o intricado cenário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A pesquisa foi norteada por uma abordagem multidimensional, amalgamando entrevistas in loco e pesquisa bibliográfica, visando proporcionar uma análise abrangente e aprofundada. Alicerçando-se na premissa da investigação aprofundada, as entrevistas desempenharam papel central na coleta de dados primários. O Senhor José Valdir Misnerovicz, figura emblemática e protagonista no contexto do movimento, foi escolhido como fonte primordial. As entrevistas, conduzidas com metodologia semiestruturada, permitiram a captação de relatos pessoais, percepções individuais e experiências vivenciais, enriquecendo a narrativa com nuances singulares. Paralelamente, a pesquisa bibliográfica atuou como alicerce teórico, conferindo à obra uma contextualização histórica e uma compreensão mais ampla do fenômeno em análise. O exame de obras relevantes sobre a questão agrária, os movimentos sociais e a história dos trabalhadores rurais no Brasil contribuiu para embasar a narrativa em um arcabouço conceitual sólido. A fusão dessas abordagens metodológicas proporcionou uma análise holística e contextualizada do movimento dos trabalhadores rurais sem terra, conferindo ao livro-reportagem uma riqueza de perspectivas. A linguagem adotada na obra busca a síntese entre a formalidade acadêmica e a expressividade jornalística, visando à comunicação efetiva de informações complexas ao público leitor. Este trabalho propõe-se a contribuir para a compreensão aprofundada do tema, ao mesmo tempo em que oferece uma narrativa envolvente e comprometida com a autenticidade dos fatos e a pluralidade de vozes envolvidas no movimento dos trabalhadores rurais sem terra.
Palavras-chave: Livro-reportagem
MST
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7227
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEÓRICO LIVRO PRONTO.pdf157,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LIBERTOS PELA TERRA.pdf38,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador