PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7222
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem para o cuidado humanizado com o portador de doença renal crônica: uma revisão narrativa da literatura.
Autor(es): Alves, Lucia Helena Costa
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Meireles, Viviane Leonel Cassimiro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Reginaldo Martins da
Resumo: Introdução: A enfermagem tem um papel fundamental tanto no antes, durante e após a realização do procedimento hemodialítico. O enfermeiro tem como dever a execução da assistência de enfermagem conforme as melhores evidências científicas. A humanização do cuidado de enfermagem abrange conhecimentos e valores éticos, respeito ao sentimento do outro, sentimento que por várias vezes causam dor, medo e sofrimento. Objetivo: Analisar a literatura acerca de estratégias utilizadas por enfermeiros para a assistência humanizada em hemodiálise. Método: trata-se de uma revisão de literatura narrativa. Para o seu desenvolvimento, utilizou-se artigos científicos que se encontram disponíveis online e gratuitamente nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, incluindo Medline, BDENF-enfermagem, Lilacs e no Google Acadêmico. Para tanto, foram selecionadas publicações entre os anos de 2018 e 2023. Os critérios de inclusão foram: artigos científicos de natureza quantitativa e qualitativa, disponíveis em língua portuguesa, completos e que responderam ao objetivo do presente estudo. Resultado: Foram incluídos sete artigos. Ressalta-se a importância da relação do enfermeiro com o paciente, inclusive como determinante da permanência do paciente no cuidado. Necessidade do acolhimento e escuta ativa. Importância e como abordar o autocuidado, como lidar com a resposta emocional desses pacientes. Outro tema muito frequente nos estudos foi em relação à educação em saúde com os paciente e familiares, forma de comunicação, uso de metodologias ativas e necessidade de inclusão do paciente no cuidado, como por exemplo com conversa regular sobre acesso vascular, dietas. Revelou-se entre as estratégias utilizadas pelos enfermeiros para a humanização no contexto do tratamento hemodialítico: vínculo, educação em saúde, uso de técnicas grupais, emprego de tecnologias leves, educação para o autocuidado, acolhimento, escuta ativa e terapias como musicoterapia. Considerações finais: A análise das estratégias empregadas pelos enfermeiros no atendimento a pacientes renais crônicos durante a hemodiálise revela um conjunto abrangente de abordagens visando não apenas a eficácia clínica, mas também o cuidado humanizado, acolhedor, educativo e centrado no paciente.
Palavras-chave: Diálise renal
Enfermagem
Humanização da assistência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7222
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Lúcia Helena_final.pdfTCC369,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização de publicação de trabalho acadêmico.pdfTermo de publicação de trabalho acadêmico197,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador