PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7215
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil clínico-epidemiológico de pacientes com COVID-19 colonizados por Acinetobacter baumannii multirresistente.
Autor(es): Carmo, Michele Rodrigues
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Hilana Aparecida de Oliveira
Resumo: INTRODUÇÃO: Acinetobacter baumannii multirresistente é um microrganismo que coloniza pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI), está relacionado a ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde, aumento do tempo de internação dos pacientes, mortalidade e surtos. Durante a pandemia de COVID-19, houve aumento de internações em UTI e exposição de pacientes a procedimentos invasivos. OBJETIVO: caracterizar a colonização por Acinetobacter baumannii multirresistente, em pacientes adultos com COVID-19 internados em unidade de terapia intensiva. METODOLOGIA: estudo transversal descritivo, quantitativo, retrospectivo, realizado em uma UTI destinada a atender pacientes com COVID-19 em um hospital de ensino, em Goiânia, Goiás. Foram incluídos pacientes admitidos na UTI geral adulto no período de novembro de 2020 a dezembro de 2021, com diagnóstico de COVID-19 com permanência maior que 48 horas, e que na admissão realizaram culturas de vigilância coletados nas primeiras 48horas de internação, tendo resultado negativo. Os dados foram coletados dos prontuários dos pacientes. Foi realizada análise descritiva, com apresentação de frequência simples. RESULTADOS: Foram identificados 13 dos 365, pacientes colonizados por Acinetobaceter baumanii multirresistente, representando uma taxa de incidência de colonização de (3,56%). A maioria dos pacientes do estudo foram do sexo masculino, contudo a frequência de mulheres colonizadas por Acinetobaceter baumanii multirresistente foi maior que dos homens. Os pacientes que foram colonizados por Acinetobaceter baumanii multirresistente possuíam entre 20 e 59 anos. Destacando a utilização de dispositivos invasivos na internação dos 365 pacientes 8 durante a internação foram submetidos a procedimentos invasivos, sendo esses 7 pacientes com mais de três dispositivos. Todos os pacientes colonizados por Acinetobacter baumanii multirresistente utilizaram beta lactâmicos, em associações. CONCLUSÃO: A taxa de colonização encontrada relacionada com o potencial de gravidade destes casos representa um alerta para a necessidade de aumentar a adesão as medidas prevenção e controle de IRAS, bem como a realização das culturas de vigilância. Isso inclui práticas de higiene adequadas, como a higienização das mãos, a desinfecção de equipamentos e superfícies, o uso racional de antibióticos e a implementação de protocolos de isolamento para pacientes colonizados ou infectados.
Palavras-chave: Acinetobacter baumannii multirresistente
Covid-19
Unidade de terapia intensiva
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7215
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Michele Rodrigues Carmo_final.pdfTCC3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS.pdfTermo de autorização para publicação de trabalho acadêmico208,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador