PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7210
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores associados à colonização por Staphylococcus aureus resistente a meticilina em pacientes com COVID-19 em tratamento intensivo.
Autor(es): Pimentel, Nathalia Vitoria Barbosa
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Maria Aparecida da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Cruvinel, Karla Prado de Souza
Resumo: INTRODUÇÃO: Analisar a colonização por Staphylococcus aureus resistente a meticilina em pacientes com COVID–19 em tratamento intensivo. OBJETIVO: Analisar os fatores associados à colonização MRSA internados por COVID-19 em unidade de terapia intensiva adulto de um hospital de ensino. METODOLOGIA: Estudo transversal analítico, realizado em uma UTI adulto de um hospital de ensino, destinado ao tratamento de pacientes com COVID-19, no período de 2020 a 2021. Foram incluídos no estudo todos os prontuários de pacientes admitidos na UTI adulto da instituição de saúde que realizaram o monitoramento por cultura de vigilância na admissão e/ou semanalmente conforme protocolo institucional por meio do swab nasal. A análise dos dados foi realizada no software R studio, versão 4.3.1. As variáveis contínuas foram apresentadas com medidas de tendência central e dispersão, enquanto as variáveis categóricas foram descritas em valores absolutos e proporções. A associação entre as variáveis explicativas e variável desfecho foi testada por meio do teste qui-quadrado de Pearson ou teste exato de Fischer, quando apropriado, sendo considerado nível de significância de 5% e P<0,05. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, tendo então o parecer n° 3.087.908. 2018. RESULTADOS: Dos pacientes incluídos no estudo, 64 (17,53%) foram colonizados por MRSA. A maioria dos pacientes era do sexo masculino (19,79%). Em relação à faixa etária 34 tinham entre 20 a 59 anos (17,35%). Observou-se que o óbito foi o desfecho predominante entre os pacientes colonizados por MRSA, ocorrendo em 44 (69%) dos pacientes estudados. Em relação aos dispositivos invasivos utilizados durante a internação, 34 pacientes estavam fazendo uso de tubo orotraqueal (TOT), 34 de sonda vesical de demora (SVD), 33 de cateter venoso central (CVC). Na admissão, observou-se que 51 pacientes (17,53%) colonizados por MRSA estavam fazendo uso de antimicrobianos. CONCLUSÃO: Não houve associação estatística entre colonização por MRSA com uso de dispositivos invasivos na admissão e durante a internação, tempo de internação hospitalar, uso de antimicrobianos, comorbidade, sexo e idade. Acredita-se que a baixa incidência de MRSA deu-se em decorrencia do fortalecimento da adesão às medidas de prevenção e controle de infecção no momento pandêmico. Outros estudos com amostra maior devem ser desenvolvidos no sentido de identificar os fatores associados à colonização por MRSA para o direcionamento de ações de prevenção e controle de infecções.
Palavras-chave: Infecção
Enfermagem
Covid-19
Staphylococcus aureus
Staphylococcus aureus resistente à meticilina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7210
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC III - Nathália - final.pdfTCC Nathália Pimentel1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de autorização_Nathalia.pdfTermo de autorização para publicação do TCC Nathália Pimentel369,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador