Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7200
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estratégias educativas para prevenção de IST em jovens e adolescentes: revisão da literatura |
Autor(es): | Magalhaes, Beatriz Torres |
Primeiro Orientador: | Santos, Paulie Marcelly Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Laidilce Teles Zatta |
Resumo: | Introdução: estratégias educativas para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em jovens e adolescentes são fundamentais no contexto desta faixa da população, dado os comportamentos de risco que ela apresenta. Objetivo: buscar na literatura científica quais são as estratégias de educação em saúde para as IST voltadas aos adolescentes e jovens. Metodologia: trata-se de um estudo de revisão narrativa. Resultados: foi observado que as estratégias educativas para prevenção de IST englobam abordagens convencionais e tecnológicas, com o uso de podcast, sites, de redes sociais. Conclusão: a integração cuidadosa e sistemática de estratégias, sejam elas convencionais ou tecnológicas, surgem como uma ferramenta valiosa para promover a educação em saúde, especialmente, diante das especificidades dessa população em relação às IST. |
Abstract: | Introduction: educational strategies for preventing Sexually Transmitted Infections (STIs) in young people and adolescents are fundamental in the context of this population group, given the risk behaviors they are exposed to. Objective: to search in the scientific literature for health education strategies for STIs aimed at adolescents and young people. Methodology: this is a narrative review study. Results: it was observed that educational strategies for STI prevention encompass conventional and technological approaches, with the use of podcasts, websites, and social networks. Conclusion: the careful and systematic integration of strategies, as they conventional or technological, emerge as a valuable tool to promote health education. This action is important especially given the specificities of this population range in relation to STIs. |
Palavras-chave: | IST Prevenção Estratégias educativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7200 |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de autorização Beatriz.pdf | 196,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCC BEATRIZ Final.pdf | TCC Beatriz | 306,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador