PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7200
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias educativas para prevenção de IST em jovens e adolescentes: revisão da literatura
Autor(es): Magalhaes, Beatriz Torres
Primeiro Orientador: Santos, Paulie Marcelly Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Laidilce Teles Zatta
Resumo: Introdução: estratégias educativas para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em jovens e adolescentes são fundamentais no contexto desta faixa da população, dado os comportamentos de risco que ela apresenta. Objetivo: buscar na literatura científica quais são as estratégias de educação em saúde para as IST voltadas aos adolescentes e jovens. Metodologia: trata-se de um estudo de revisão narrativa. Resultados: foi observado que as estratégias educativas para prevenção de IST englobam abordagens convencionais e tecnológicas, com o uso de podcast, sites, de redes sociais. Conclusão: a integração cuidadosa e sistemática de estratégias, sejam elas convencionais ou tecnológicas, surgem como uma ferramenta valiosa para promover a educação em saúde, especialmente, diante das especificidades dessa população em relação às IST.
Abstract: Introduction: educational strategies for preventing Sexually Transmitted Infections (STIs) in young people and adolescents are fundamental in the context of this population group, given the risk behaviors they are exposed to. Objective: to search in the scientific literature for health education strategies for STIs aimed at adolescents and young people. Methodology: this is a narrative review study. Results: it was observed that educational strategies for STI prevention encompass conventional and technological approaches, with the use of podcasts, websites, and social networks. Conclusion: the careful and systematic integration of strategies, as they conventional or technological, emerge as a valuable tool to promote health education. This action is important especially given the specificities of this population range in relation to STIs.
Palavras-chave: IST
Prevenção
Estratégias educativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7200
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização Beatriz.pdf196,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC BEATRIZ Final.pdfTCC Beatriz306,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador