PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7191
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Assistência de enfermagem na atenção primária e a redução da incidência de diabetes mellitus
Autor(es): Oliveira, Ana Caroline De Almeida
Primeiro Orientador: Carmo Filho, José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Guadagnin, Simone Vieira Toledo
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Zilah Cândida Pereira das
Resumo: INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM), resultante da resistência ou insuficiente secreção de insulina, apresenta-se como fator significativo na morbimortalidade, afetando a qualidade de vida. Na Atenção Primária à Saúde (APS), a enfermagem desempenha papel crucial na promoção da saúde, prevenção de doenças e atendimento integral, destacando-se pela abordagem holística. A consulta de enfermagem é fundamental para diagnosticados e predispostos, permitindo a criação de planos de cuidados adaptados à realidade de cada paciente. A enfermagem, prioritariamente voltada para a prevenção e promoção da saúde, orienta sobre práticas benéficas, incluindo medicações, alimentação e atividades físicas. OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo delinear o papel do enfermeiro e sua importância na assistência ao paciente portador de Diabetes mellitus. MÉTODOLOGIA:: Trata-se de uma revisão da literatura do tipo narrativa, realizada por meio da busca de artigos científicos obtidos a partir de pesquisa eletrônica nas bases de dados de acesso público tais como: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo utilizadas a bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). RESULTADOS E DISCUSSÃO: A amostra analisada consiste em sete artigos científicos que abordam diferentes aspectos relacionados ao Diabetes Mellitus, sua gestão, cuidado e impacto na saúde de diversos grupos populacionais. Os estudos enfatizam a importância da enfermagem em diferentes fases da vida, desde a gestação até a fase pediátrica e o cuidado com idosos, ressaltando o papel central do enfermeiro na promoção da saúde, prevenção de complicações e no estabelecimento de vínculos essenciais com os pacientes e suas famílias. Diante das evidências apresentadas, destaca-se a importância contínua do enfermeiro na atenção primária para enfrentar eficazmente o DMG e o DM2. Investir em abordagens educativas, estratégias de autocuidado e intervenções inovadoras pode contribuir significativamente para melhorar os resultados de saúde dessas populações. O texto reforça o papel crucial da enfermagem como agente facilitador de mudanças positivas na saúde da comunidade, sublinhando a necessidade contínua de aprimoramento e desenvolvimento de práticas baseadas em evidências na atenção primária à saúde.
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Atenção primária à saúde
Diabetes mellitus
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7191
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA CAROLINE.pdf378,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO.pdf527,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador