Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva Junior, Lyndon Johnson Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T20:59:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T20:59:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7176 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Centro de ensino | pt_BR |
dc.subject | Pessoas surdas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Deaf space | pt_BR |
dc.title | Centro de ensino para surdos - Goiânia - GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Resende, Sandra Catharinne Pantaleão | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5145-9255 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4417292483635112 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bernardi, Adriana de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7986991337885302 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Japiassu, Luciana Carvalho Côrtes | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7166770432305946 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Rangel Henrique Brandão | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7409174354607096 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho apresentado tem por objetivo propor um projeto de um Centro de Ensino para Surdos, visando o aprendizado bilíngue e inclusivo, oferecendo aos adolescentes - público alvo do projeto, meios de socialização e interação com o espaço. Pretende-se também abordar o conceito de “DeafSpace” (espaço surdo) - a interação e modos de habitar o espaço pelos surdos. Para tanto, é proposta uma escola bilíngue em que a convivência de pessoas surdas seja possível, instigando meios para a comunicação visual e de sinais, além de otimizar as condições do ambiente construído adequadas a esse perfil de usuário. O projeto proposto localiza-se em Goiânia, na quadra 71, do Setor Leste Vila Nova, e são abordados problemas projetuais e de acessibilidade, sendo um exercício de projeto à medida que se desenvolve a partir do perfil e das especificidades dos usuários. De maneira geral o projeto buscou, por meio da arquitetura, contribuir para responder às demandas físicas e psicológicas dos estudantes acolhidos, trazendo soluções que ajudem na apropriação espacial deles, aumentando o sentimento de pertencimento. Desse modo, a partir do DeafSpace, busca-se qualificar o espaço educacional para os surdos, além de proporcionar espaços de convívio acolhedores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
PRANCHAS FINAL_LYNDON.pdf | 20,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador