PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7174
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Limitações para a implantação da estratégia de segurança do paciente: uma revisão narrativa
Autor(es): Araújo, Camila Queiroz
Primeiro Orientador: Carmo Filho, José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Zilah Cândida Pereira das
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Jamilly Conceição Brito
Resumo: INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a segurança do paciente se caracteriza pela ausência de qualquer dano evitável durante todo o processo de assistência. No entanto, o evento adverso é todo incidente que resulta em danos à saúde do paciente. Os incidentes causados nos estabelecimentos de saúde, estão cada vez mais frequentes. Contudo, com a regulamentação da RDC n° 36/2013 e implantação do núcleo de segurança do paciente, há uma tendência de diminuição desses agravos, causando impacto positivo na qualidade e na segurança do paciente. Entretanto, vemos ainda na prática clinica certas limitações na implementação de medidas de segurança do paciente. Diante desse contexto, percebeu-se a necessidade de aprofundar sobre o tema, no sentindo de buscar respostas para a compreensão das dificuldades/limitações existentes na implantação de ações para a segurança do paciente e melhoria da qualidade dos serviços ofertados. OBJETIVO: Analisar as produções científicas sobre as limitações/dificuldades na implantação de estratégia/ações para a segurança do paciente nas instituições de saúde brasileiras. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da literatura do tipo narrativa, realizada por meio da busca de artigos científicos obtidos a partir de pesquisa eletrônica nas bases de dados de acesso público. RESULTADOS: As principais dificuldades observadas são: a falta de comprometimento da equipe multiprofissional, deficiência no treinamento profissional e erros no preenchimento ou omissão de informações. Os estudos indicam que se trata de um problema sistêmico que tem raízes na formação dos profissionais de saúde, na continuidade dos processos educacionais e no apoio da gestão institucional. No entanto, os participantes reconhecem a importância de abordar esses desafios para aprimorar a qualidade dos serviços e a segurança do paciente. A implementação eficaz da estratégia de segurança do paciente requer a adoção de diversas estratégias-chave como promoção da conscientização e o comprometimento de toda a equipe de saúde, desde a alta administração até os profissionais de atendimento direto, destacando a importância da segurança do paciente como uma prioridade institucional. Além disso, a capacitação e o treinamento contínuo dos profissionais em relação às melhores práticas de segurança, são cruciais. CONCLUSÃO: O enfermeiro desempenha um papel essencial na efetivação de estratégias voltadas à segurança do paciente, atuando como figura central na promoção de práticas que garantem a integridade e bem-estar dos pacientes sob os seus cuidados. Suas responsabilidades incluem a avaliação contínua do ambiente hospitalar para identificar possíveis riscos, a coordenação de iniciativas preventivas e a difusão de protocolos de segurança entre os membros da equipe de saúde.
Palavras-chave: Segurança do paciente
Gerenciamento de risco
Protocolos de segurança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7174
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CAMILA.pdf640,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Camila.pdf342,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador