PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7148
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aeroporto de Catalão - GO
Autor(es): Tomazett, Luana Rodrigues
Primeiro Orientador: Resende, Sandra Catharinne Pantaleão
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardi, Adriana de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Japiassu, Luciana Carvalho Côrtes
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Rangel Henrique Brandão
Resumo: Este projeto consiste na readequação e expansão do aeroporto existente na cidade de Catalão proposto como Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, relacionando às temáticas de transporte e infraestrutura urbana. O município goiano está em constante crescimento econômico, com grande relevância nos setores de indústria, agropecuária e mineração, e, desta forma, a cidade necessita de melhorias na infraestrutura para acompanhar seu desenvolvimento. O projeto visa aprimorar as instalações do aeroporto existente em Catalão, visando atrair investimentos, empresas e empresários, tendo como objetivo principal adequar o aeroporto para receber voos comerciais regulares, melhorando também a infraestrutura para uso particular, contribuindo para a segurança e mobilidade na região. A proposta busca aproveitar parcialmente a estrutura existente, realizando alterações para ampliar o público-alvo e inserir um elemento marcante na paisagem urbana. As metas incluem compreender o processo projetual de um aeródromo AP-1, expandir a estrutura do aeroporto, impulsionar o desenvolvimento da cidade e sua conexão nacional, aplicando normas de arquitetura aeroportuária, conforto dos usuários e sustentabilidade. A metodologia enfatiza a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, e o resultado é a proposição de um aeroporto classificado como AP-1, alinhado com as normas, sustentável e projetado para acompanhar o crescimento da cidade. O percurso do trabalho envolveu a análise comparativa, a identificação de necessidades, a concepção do projeto e a aplicação de princípios arquitetônicos, contribuindo para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Catalão.
Palavras-chave: Aeroporto
Catalão
Cidades médias
Desenvolvimento regional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7148
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC02 - PRANCHAS FINAIS - LUANA TOMAZETT.pdf38,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador