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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7113
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Eliel Lucas de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T15:26:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T15:26:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7113 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Otimização Bi-Objetiva | pt_BR |
dc.subject | Logistíca | pt_BR |
dc.subject | Metaheurística ANSGA-II | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática e meta-heurística ansga-ii aplicadas na otimização de custo e emissão de co2 para o problema do transporte intermodal de soja | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1810688034922299 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1810688034922299 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Maria José Pereira | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5115002204148904 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Max Gontijo de | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5278283058461632 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo abordou a problemática do transporte intermodal, com ênfase no sistema rodo-ferroviário voltado ao transporte de soja. Buscou-se minimizar tanto os custos quanto as emissões de CO2. Para isso, foram empregadas duas estratégias de otimização: modelagem matemática com uso do solver Gurobi Optimizer (GO) e um Algoritmo Genético Adaptativo baseado em Ordenação Não Dominada (ANSGA-II). Os dados revelam que o GO identificou soluções ótimas em 100% das instâncias de dimensão moderada, em que o ANSGA-II teve uma eficácia média de 0.21% inferior em custo e 0.83% superior em redução de emissões quando comparada ao GO. Nos maiores gaps, as variações foram pequenas: somente 0.53% em emissões de CO2 e 0.51% em custos. Assim, o ANSGA-II mostrou-se eficaz para o desafio do transporte intermodal bi-objetivo, mantendo uma margem estreita em relação ao solver e obtendo resultados para instâncias grandes em que o GO não conseguiu encontrar solução. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Computação | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciência da Computação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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