PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7112
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa entre alvenaria de bloco cerâmico convencional e racionalizada: estudo de caso
Autor(es): Bastos, Geovanna Campos De Sousa
Lima, Maria Eduarda Ferreira
Primeiro Orientador: Jucá, Tatiana Renata Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Janaína das Graças
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Júnior, Luiz Álvaro de
Resumo: Uma etapa crítica no processo construtivo é a elevação das vedações verticais, tendo em vista que nelas, normalmente há interface com as instalações elétricas, hidrossanitárias, revestimentos, esquadrias, além de servir de suporte para a sustentação de peças, como bancadas, armários, aparelhos de ar-condicionado, dentre outros. A racionalização da alvenaria torna-se atrativa devido aos possíveis resultados positivos em diversas fases do cronograma da obra, por meio de um planejamento mais eficiente desse serviço. Esta pesquisa propõe uma análise da alvenaria racionalizada em bloco cerâmico em comparação com a alvenaria convencional, considerando critérios como produtividade, custo e concepção em projeto. A avaliação foi realizada em um caso real de uma edificação, em processo de execução, em que foram utilizadas as duas metodologias construtivas, convencional e racionalizada, em pavimentos distintos. A pesquisa adotou uma abordagem experimental, dada a novidade do método construtivo no setor. O projeto de modulação da alvenaria em blocos cerâmicos, composições unitárias de serviço e índices de produtividade relacionados são essenciais para a análise. Sendo que os principais resultados alcançados foram a produtividade e consumo de argamassa da alvenaria racionalizada com melhores indicadores se comparada a convencional, assim como a quantidade de famílias e custo dos blocos da racionalizada serem mais elevados que a da convencional, representando um custo de cerca de 20% a mais, além de uma geração de resíduos maior que o outro método comparado.
Palavras-chave: Alvenaria racionalizada
Alvenaria convencional
Produtividade
Custo
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7112
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL CORRIGIDA 20.12.2023 - TCC 2 - GEOVANNA E MARIA EDUARDA.ass.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador