PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7062
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alterações cardiocirculatórias fisiológicas na gestação
Título(s) alternativo(s): Alterações cardiocirculatórias fisiológicas na gestação
Autor(es): Oliveira, Giovanna Samahra Dos Santos
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.referee1: Resende, Elisangela Euripedes
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Leiliane Sabino Oliveira
Resumo: INTRODUÇÃO: Durante a gestação, ocorrem alterações no sistema cardiovascular consideradas fisiológicas que ocorrem para possibilitar a adaptação das necessidades metabólicas da mãe e do feto, que podem ser confundidas com cardiopatias, muitas vezes por desconhecimento sobre o surgimento dessas mudanças. Considerando que a área obstétrica deve fazer parte do conhecimento básico de profissionais de saúde, a proposta é que tais conhecimentos acerca desse assunto possam ocorrer por meio dessa pesquisa, em que a motivação inicial se deu por uma dupla percepção, quais sejam, da importância da aquisição desse conhecimento, uma vez que o pré-natal de baixo risco é também acompanhado pelo profissional enfermeiro que praticamente não são estudadas durante a graduação. OBJETIVO: Descrever os exames de eletrocardiograma realizados em mulheres grávidas ao longo dos diferentes trimestres da gestação. ASPECTOS METODOLÓGICOS: Estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado a partir da análise de exames eletrocardiográficos realizados por gestantes em trimestre gestacional diferente, feita análise descritiva e comparativa com a literatura especializada. RESULTADOS: Três traçados de eletrocardiograma realizados por gestantes, com idades entre 21 e 28 anos e em diferentes estágios da gestação, foram analisados. Em cada trimestre gestacional, verifica-se alguma alteração fisiológica no traçado eletrocardiográfico, estas destacadas nos trechos apresentados. No primeiro trimestre, há alterações na repolarização ventricular. No segundo trimestre, foi observado ritmo sinusal e a presença de diversas extra-sístoles ventriculares. No terceiro trimestre, aparece taquicardia sinusal distúrbio da condução do ramo direito e aumento da frequência cardíaca. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Alterações no aparelho cardíaco de mulheres no curso da gestação, sem associação com a clínica, ou seja, sem sintomatologia, são consideradas fisiológicas. Portanto, devem ser observadas com atenção na interpretação de eletrocardiogramas de gestantes. Essas mudanças, consideradas normais durante a gestação na ausência de sintomas, indicam diferentes modificações em cada traçado.
Palavras-chave: Gestação
sistema cardiocirculatório
eletrocardiograma
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7062
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador