PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7057
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Câncer de mama, uma história real de sofrimento e superação: relato de experiência
Autor(es): Fiedler, Emmanuele
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Isolina de Lourdes Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Luciene Cunha
Resumo: Introdução: O câncer surge devido a mutação genética, que altera o ácido desoxirribonucleico (DNA) das células. Passam a receber ordens erradas de suas funções, ou seja, essas células crescem desordenadas e tem suas estruturas alteradas, sem harmonia citológica. Devido as células serem atípicas, são denominadas de neoplasia. O tratamento para o câncer de mama tem várias possibilidades, dentre elas a quimioterapia, radioterapia, e também as cirurgias, dependendo da cirurgia o acompanhamento com fisioterapeuta é transcendente. Objetivo: Relatar a experiência do convívio com a genitora que desenvolveu e superou o câncer de mama. Aspectos Metodológicos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Feito de agosto a dezembro de 2023. Foi desenvolvido a partir da revisitação de fatos vividos por ocasião do diagnóstico de câncer de mama recebido por ente familiar, e de todo o percurso do tratamento até a sua cura. Em razão do tipo de estudo, a presente proposta não foi encaminhada a nenhum Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Minha mãe foi diagnosticada com carcinoma mamário aos 36 anos de idade. Ela percebeu, na sala de estar, quando foi olhar sua axila para depilar, sentiu um caroço do lado esquerdo. O diagnóstico foi emitido após a realização de exames, como ultrassonografia da mama e mamografia. O tratamento proposto foi integralmente realizado no âmbito do Sistema Único de Saúde. São coadjuvantes, os serviços nutrição e psicologia, assim como contar com uma ampla rede de apoio. Também, aparece como essencial a adesão da pessoa à terapêutica proposta. Considerações Finais: A luta contra o carcinoma mamário não é fácil, mas vale ressaltar que tendo uma rede de apoio da família, dos profissionais e também diagnosticar a doença precocemente, as chances de curas são maiores.
Palavras-chave: Câncer de mama
Diagnóstico e tratamento do câncer de mama
Emoções
Rede de apoio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7057
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC III - EMMANUELE FIEDLER.pdf388,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo autorização publicação produção acadêmica TCC III 2023-2- Emmanuele.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador