PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7056
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Período gravídico puerperal vivenciado em um hospital de pequeno porte: relato de experiência
Autor(es): Paula, Isabella Terezinha De
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.referee1: Resende, Elisangela Euripedes
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Isolina de Lourdes Rios
Resumo: Introdução: o período gravídico puerperal é uma fase crucial na vida da maioria das mulheres e bebês, exigindo atenção especial para a saúde do binômio. Segundo a OMS, o papel dos profissionais de saúde no cuidado pré-natal vai além das questões técnicas e clínicas, estendendo-se à construção de uma relação de confiança e apoio para com as gestantes. Estabelecer vínculos sólidos entre a gestante e profissionais de saúde que seguem o pré-natal é de extrema relevância, visto que contribui para a criação de ambiente acolhedor, no qual dúvidas, medos e angústias são mais facilmente verbalizados pela usuária. A escuta qualificada e o retorno adequado por parte dos profissionais que a acompanham favorece que as orientações recebidas sejam mais bem compreendidas. Orientá-las continuadamente é uma estratégia fundamental para reduzir as taxas de abandono do pré-natal. No entanto, na cidade de pequeno porte integrante da região metropolitana de Goiânia observou-se uma variação significativa no cumprimento das recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Objetivo: relatar a experiência de acadêmica de Enfermagem no acompanhamento obstétrico em município integrante da região metropolitana de Goiânia. Aspectos Metodológicos: trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado a partir da experiência traumática vivenciada por uma amiga com quem tenho convivência próxima. A revisitação de fatos, fotos e diálogos relacionados ao período gravídico puerperal dessa amiga favoreceu a lembrança dos acontecimentos. Também contribuiu para esse processo as frases iniciadas, que completadas, facilitaram a sistematização dos dados. Feita análise descritiva e comparativa com a literatura especializada. Resultados: foram retratados episódios que se configuram como violência obstétrica que se classificam nas modalidades verbal, física, psicológica e institucional. As ocorrências negativas vivenciadas repercutiram negativamente no desejo de novas experiências reprodutivas. Considerações Finais: a violência obstétrica ainda ocorre e fere a autonomia das mulheres em um momento de fragilidade. A insensibilidade dos profissionais durante a assistência obstétrica, contradiz as políticas de humanização do parto e nascimento.
Palavras-chave: Pré-natal
Parto
Violência obstétrica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7056
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador