PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7055
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Infecção pelo citomeglovírus no curso da gestação: revisão de literatura
Autor(es): Nardini, Laura Helena Rosa
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Resende, Elisangela Euripedes
metadata.dc.contributor.referee1: Resende, Elisangela Euripedes
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Isolina de Lourdes Rios
Resumo: Introdução: no curso da gravidez o Ministério da Saúde preconiza a realização de exames, que devem ser realizados em duas oportunidades ao longo do pré-natal, na primeira e segunda fase gestacional. Na primeira consulta, o exame detecta 6 doenças. Nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás são acrescidos o rastreamento de outras 5 doenças, dentre elas a infecção pelo Citomegalovírus. Objetivo: descrever acerca da infecção por Citomegalovírus no curso gestacional e a consequência para o recém-nascido, segundo a literatura. Aspectos Metodológicos: trata-se de estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo revisão narrativa da literatura. As publicações foram localizadas nas bases de dados Lilacs e Medline, nos anos de 2015 a 2022, nos idiomas inglês, espanhol e português. Foi feita análise descritiva. Resultados: foram selecionados 4 artigos publicados, estes nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2020. Em 3 artigos há destaque para a sintomatologia verificada nos recém-nascidos com doença congênita causada pelo CMV, sendo as consequências comuns entre os artigos icterícia, microcefalia e altercações no crescimento da criança. Um desses artigos aponta que, em âmbito nacional, não há rastreamento da infecção pelo Citomegalovírus na rotina de pré-natal. O quarto artigo incluído estuda o uso de terapia com o medicamento Valaciclovir, com dosagem e período superiores ao recomendado pelo Ministério da Saúde para diminuir a carga viral das crianças expostas e assim amenizar danos para o recém-nascido. Em outro artigo fizeram uso do Ganciclovir no recém-nascido, na dosagem de 500mg/10m, por via endovenosa durante 3 semanas. Considerações Finais: a presente revisão evidenciou a necessidade de estudos nacionais sobre o tema, assim como da inclusão do rastreamento da infecção pelo Citomegalovírus no pré-natal de forma unificada pelo Ministério da Saúde.
Palavras-chave: Citomegalovírus
Gestante
Infecção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7055
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador