PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7054
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gravidez na adolescência no segundo ano do período pandêmico
Autor(es): Silva, Francyelle Gramacho Da
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Laidilce Teles Zatta
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Leiliane Sabino Oliveira
Resumo: Introdução: A adolescência, idade referida pela Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos é a fase de muitas mudanças e descobertas físicas. A elevação dos hormônios corporais pode desencadear o início da vida sexual, o que, como resultado, pode trazer consequências para essa adolescente, como a gravidez na adolescência. As ações feitas nas escolas pelo Programa Saúde nas Escolas, procura contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, como, por exemplo, saúde sexual e reprodutiva, porém, durante a pandemia, essas ações foram substituídas por atividades sobre a prevenção à COVID-19. Objetivo: Identificar os casos de gravidez na adolescência no segundo ano do período pandêmico. Materiais e Método: Estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, realizado a partir de dados secundários localizados no DATASUS, referente ao ano de 2021. Resultados: Prevalece adolescentes do grupo de 15 a 19 anos, que se autodeclaram pardas, com escolaridade entre 8 a 11 anos de estudo e solteiras. Referente à gestação, a maioria teve duração entre 37 e 41 semanas, com feto único, via de parto vaginal, tiveram mais de 7 consultas de pré-natal, cujos partos ocorreram em hospital. No que diz respeito a Classificação de Robson, predominou os grupos de 1 a 4, segundo a indicação de cesáreas. Quanto ao recém-nascido, sobressaíram a pontuação de 8 a 10 do APGAR, tanto no primeiro quanto no quinto minuto, com peso de 3000g a 3999g, do sexo masculino, sem anomalia congênita. Conclusão: as medidas restritivas impostas pela pandemia de COVID-19 não repercutiram na diminuição de gravidez na adolescência.
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Pandemia Covid-19
Recém-nascido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7054
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador