PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7038
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância de uma boa qualidade na manutenção preventiva na aviação civil
Autor(es): Soares, Aurélio Augusto Goulart
Primeiro Orientador: Bechepeche, Anna Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Bukzem, Salmen Chaquip
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Andréluiz da Silva
Resumo: A manutenção de aeronaves é o processo de manutenção, reparo e atualização de aeronaves, perante a isso possui uma grande influência em relação a segurança operacional. Conforme o tipo de aeronave, isso pode envolver tudo, desde a verificação de vazamentos e a garantia de que os motores estão funcionando corretamente até a substituição de peças que não são mais fabricadas. A manutenção também minimiza o tempo de inatividade de uma aeronave e ajuda a manter os custos baixos. O reparo de aeronaves também pode ajudar a preservar o valor de uma aeronave, o que pode ser difícil de fazer dependendo da frequência com que ela é usada e do clima em que é armazenada. O artigo tem como objetivo apresentar os benefícios relacionados ao processo de manutenção preventiva na aviação civil, e a conscientização da população aeronáutica sobre a importância da manutenção aeronáutica para a conservação da segurança operacional. O método utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, aplicando os métodos quantitativo e qualitativo. Tendo como resultado: A manutenção da aviação é rigorosamente regulamentada e as companhias aéreas, bem como os aviões privados, devem seguir protocolos rigorosos para garantir que cumprem os regulamentos locais e internacionais em busca de conservação da segurança operacional. A má manutenção pode levar a uma série de outros problemas além de uma vida útil reduzida também pode reduzir a confiabilidade e gerar custos de manutenção mais elevados.
Abstract: Aircraft maintenance is the process of maintaining, repairing, and upgrading aircraft. Depending on the type of aircraft, this can involve everything from checking for leaks and ensuring engines are working properly to replacing parts that are no longer manufactured. Maintenance also minimizes aircraft downtime and helps keep costs down. Aircraft maintenance can also help preserve an aircraft's value, which can be difficult to do depending on how often it is used and the climate in which it is stored. The article aims to present the benefits related to the preventive maintenance process in civil aviation. The method was a literature review research. The result is: Aviation maintenance is strictly regulated and airlines, as well as private planes, must follow strict protocols to ensure they comply with local and international regulations. Poor maintenance can lead to a number of other problems in addition to a reduced service life, it can also reduce reliability and generate higher maintenance costs.
Palavras-chave: Aviação civil
Gestão da qualidade
Manutenção Preventiva
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7038
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA QUALIDADE NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA NA AVIAÇÃO CIVIL.pdf576,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador