PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Econômicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Nicolly Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T18:44:42Z-
dc.date.available2023-12-19T18:44:42Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6995-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleAnálise do mercado de trabalho feminino no brasil de 2004 a 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza Júnior, Ary José Apolinário dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7590826551759658pt_BR
dc.contributor.referee1Leão, Carlospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127357439506910pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Wagno Pereira dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2987627614474221pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar a participação do gênero feminino no mercado de trabalho brasileiro, no período de 2004 a 2022. A metodologia utilizada compreende a análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O problema estabelecido consiste em identificar se participação do gênero feminino no mercado de trabalho brasileiro aumentou durante esse período. Nesse sentido, a hipótese estabelecida é que houve uma elevação da participação do público do gênero feminino no mercado de trabalho brasileiro no período de estudo. O primeiro capítulo apresenta alguns conceitos básicos sobre o mercado de trabalho, apresenta sobre a participação por gênero no Brasil e no mundo e apresenta uma revisão da literatura. O segundo capítulo demonstra a evolução da participação da mulher no mundo e do modelo de contratação (formal e informal). No terceiro capítulo é feita uma análise qualitativa no mercado de trabalho e quantitativa dos dados, detalha a metodologia utilizada e faz o cálculo da média, mediana, moda e coeficiente de variação para o período analisado. Por fim, os resultados obtidos sinalizam a evolução da participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro ao longo dos anos, mesmo com alguns obstáculos devido ao gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::TREINAMENTO E ALOCACAO DE MAO-DE-OBRA OFERTA DE MAO-DE-OBRA E FORCA DE TRABALHOpt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NICOLLY - Versão Final Corrigida - 19.12.23.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador