PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6994
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Levantamento e caracterização dos erros técnicos praticados por engenheiros civis
Autor(es): Miranda, Gabriella Guedes
Santos, Hyollanda Cantuario
Primeiro Orientador: Nishi, Edson
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Brandão, Rosana Melo de Lucas
metadata.dc.contributor.referee1: Luz, Marta Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Couto, Adriane Borges de Paula
Resumo: Pesquisas são realizadas visando melhorar a qualidade dos projetos, desempenho dos materiais empregados e técnicas construtivas, contudo as ocorrências de manifestações patológicas ainda comprometem a durabilidade, habitabilidade e a segurança das edificações, que na sua maioria, são decorrentes dos erros técnicos de imperícia, negligência ou imprudência cometidos pelos profissionais. Visando identificar e caracterizar as manifestações patológicas incidentes nas edificações, foram pesquisadas as jurisprudências proferidas pelos Tribunais de Justiça de todas as unidades da federação, no período de 2014 a 2018, totalizando 11.448 processos analisados com 3.211 computados na pesquisa, com participação de 31 pesquisadores. Nos resultados obtidos verificou-se que o revestimento argamassado e as paredes foram os sistemas mais impactados pelos erros cometidos, sendo que as fissuras comprometeram 67,8% dos revestimentos argamassados e 38,8% das paredes. O erro técnico de imprudência foi o mais cometido por profissionais, representando 49,8% da amostra nacional, resultado preocupante, pois este erro se caracteriza pela antevisão da prática inadequada. Com isso, não foi surpresa constatar que 66,2% dos profissionais, empresas de engenharia ou seguradoras foram condenadas a reparar os danos causados aos usuários, totalizando R$ 170.673.083,31 de indenizações por danos morais, além dos custos das correções das manifestações patológicas. Os resultados nesta pesquisa, visa fornecer informações à comunidade técnica, buscando futuramente minimizar os erros técnicos, por consequência melhorar o desempenho das edificações, lidando com os desafios e responsabilidades dos processos de construção.
Palavras-chave: Manifestação patológica
Jurisprudência
Tribunais
Edificações
Profissionais
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6994
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
artigo_submissão_final_defesa_Gabriella e Hyollanda-2 (1).pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador