PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Substâncias psicoativas e o consumo entre acadêmicos: um estudo narrativo
Autor(es): Martins, Geovanna Barbara Dos Santos
Primeiro Orientador: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Paula Cândida da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Madalena Lacerda da
Resumo: Objetivo: Identificar na literatura se o consumo de substâncias psicoativas é uma prática relevante entre os acadêmicos da área da saúde. Metodologia: Pesquisa de revisão da literatura do tipo narrativo com recorte temporal entre 2018 a 2023. A busca dos dados foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Periódicos CAPES, e nas bases de dados eletrônicos: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Foram selecionados 12 artigos. Resultados: As consequências relacionadas ao uso de substâncias psicoativas mais destacadas, em 50% dos artigos, foram os comportamentos de risco, como: envolvimento em brigas, ações ilegais, acidentes automobilísticos e sexo sem proteção e também a dependência química, podendo levar a hospitalização. Em 41,6% relataram que a partir do ingresso no ensino superior, os alunos são mais susceptíveis ao consumo de drogas psicoativas. O álcool é a substância psicoativa mais consumida entre os acadêmicos, seguido o tabaco e a maconha. As publicações pouco abordaram sobre as estratégias desenvolvidas pelas IES em relação a prevenção e o enfrentamento do uso indiscriminado de psicotrópicos no meio acadêmico. Considerações Finais: O consumo de substâncias psicoativas entre os acadêmicos é habitual, mas, por diferentes motivações. O álcool, o tabaco e a maconha são as três drogas mais utilizadas, o que confirma com os dados da OMS. Se faz necessário ações de prevenção dos comportamentos de riscos que causam danos e provocam vulnerabilidades, com o foco no indivíduo que consome, não, o que está sendo consumido.
Abstract: Objective: To identify in the literature whether the consumption of psychoactive substances is a relevant practice among healthcare students. Methodology: Narrative literature review with a time frame from 2018 to 2023. Data search was conducted in the Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Periódicos CAPES, and electronic databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Twelve articles were selected. Results: The most highlighted consequences related to the use of psychoactive substances, in 50% of the articles, were risky behaviors such as involvement in fights, illegal actions, car accidents, and unprotected sex, as well as chemical dependence that could lead to hospitalization. 41.6% reported that, from entering higher education, students are more susceptible to the use of psychoactive drugs. Alcohol is the most consumed psychoactive substance among students, followed by tobacco and marijuana. Publications provided little information about strategies developed by higher education institutions (HEIs) regarding the prevention and coping with the indiscriminate use of psychotropics in the academic environment. Final Considerations: The consumption of psychoactive substances among students is common but for different motivations. Alcohol, tobacco, and marijuana are the three most used drugs, confirming data from the World Health Organization (WHO). It is necessary to implement preventive actions for risk behaviors that cause harm and vulnerabilities, focus ing on the individual who consumes, not just on what is being consumed.
Palavras-chave: Saúde mental
Psicotrópicos
Estudantes
Substâncias psicoativas
Acadêmicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6974
Data do documento: 15-Dez-2023
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