PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6972
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A vivência do câncer infantil e o cuidado á criança e a família: uma abordagem narrativa.
Autor(es): Moraes, Paulina Aparecida Teles De
Primeiro Orientador: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Paula Cândida da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Andreia Gontijo da Silva
Resumo: Introdução: O câncer é um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células malignas, formando tumores que invadem os tecidos e órgãos do corpo. O câncer infantil é o mais agressivo e a cada três minutos, uma criança morre de câncer e mais de 400.000 são diagnosticadas anualmente em todo o mundo. Objetivo: Este estudo tem a finalidade de identificar na literatura as repercussões na saúde mental da criança e de sua família perante a vivência do câncer, descrever as estratégias de cuidado, com ênfase as desenvolvidas pela enfermagem e relatar as redes de apoio voltadas ao paciente pediátrico oncológico. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, do tipo narrativo. O recorte temporal do ano de 2018 a 2023, com buscas na BVS (Biblioteca Virtual da Saúde|), bases de dados Literatura Latino Americana (LILACS), SCIELO (Scientific Electronic Library Online), e Periódicos CAPES. Foram analisados 12 estudos. Resultados: expostos em duas categorias de análise: Repercussões na saúde mental da criança e da família e estratégias do cuidado desenvolvido à criança e a família, com ênfase na enfermagem. Foram identificados maior ocorrência de estresse, medo da morte, tristeza, insegurança, desespero, raiva, isolamento, ansiedade e desconfiança. As principais estratégias de cuidado identificadas foram a comunicação efetiva, o acolhimento humanizado, o vínculo afetivo e espaços e ações lúdicas criadas no ambiente hospitalar. Conclusão: O desenvolvimento do câncer infantil afeta significativamente a saúde mental das crianças e famílias, o profissional de enfermagem desempenha papel importante, por isso, deve desenvolver estratégias para minimizar os impactos negativos provocados pela doença. A capacitação aos profissionais deve ser incentivada para que o cuidado ocorra com solicitude.
Palavras-chave: Câncer
Criança
Saúde mental
Família
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6972
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Paulina19.12.2023.pdf409,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador