PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6971
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atuação da Cannabis frente à obesidade
Autor(es): Assis, Arthur Reis
Bittencourt Neto, João Lúcio
Primeiro Orientador: Blanch, Graziela Torres
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardes, Vanilce Vilmar
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Laiza Alencar Santos
Resumo: Introdução: a Organização Mundial de Saúde (OMS) define obesidade como excesso de gordura corporal, em quantidade que prejudica a saúde. No Brasil, de acordo com a Pesquisa Naciona, em 2020, mais da metade da população adulta do país apresenta excesso de peso. Desse modo, é obvio que a obesidade é relevante, pois tem alta prevalência e abaixa a qualidade de vida. É evidente que a obesidade causa riscos à saúde e artigos trazem que o balanço energético é um dos mais importantes mecanismos de homeostase e manutenção de peso. O sistema endocanabinóide é um importante componente desse mecanismo, pois está ligado a regulação da lipogênese e aumenta a expressão de genes influentes no metabolismo de lipídeos e carboidratos. Visando aproveitar do sistema endocanabinóide e combater a obesidade, temos novas ferramentas capazes de modulá-lo: as cepas de cannabis, uma planta com amplo potencial terapêutico, e compostos associados. Objetivo: o objetivo deste trabalho foi identificar como a Cannabis e seus derivados poderiam ser usados no tratamento da obesidade, se mantendo atento para medicamentos, compostos e características associados ao sistema endocanabinoide. Método: o estudo é uma revisão narrativa da literatura científica disponível, se usando os termos “Obesity” e “Cannabis” no PubMed. Foram incluídos artigos em inglês ou português, íntegros, gratuitos, de metodologia apropriado e produzidos entre 2013 e 2023. Segundos os critérios do método escolhido, foram encontrados 40 artigos para compor os resultados, sendo selecionados os mais relevantes para o presente estudo. Trinta e quatro foram excluídos e 6 selecionados. Dos artigos sugeridos a partir destes 6, foram selecionados mais 8, totalizando 14 para a construção da revisão narrativa. Resultados: dos 14 artigos selecionados, 12 mostraram resultados positivos no uso da manipulação do sistema endocanabinóide e compostos associados a Cannabis para combater obesidade e comorbidades associadas. Dos 14 artigos selecionados, 2 mostraram resultados negativos. Conclusão: perante as informações reunidas, fica evidente que o sistema endocabinóide participa de inúmeras formas no controle metabólico e que essa característica pode auxiliar no controle de obesidades e comorbidades associadas. Entretanto, faz-se necessário a realização de mais pesquisas a fim de elucidar os mecanismos fisiológicos intrínsecos, estabelecer a segurança do uso e quais seriam os principais benefícios em seres humanos.
Palavras-chave: Canabis
Obesidade
Sistema endocanabinóide
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6971
Data do documento: 22-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Atuação_da_cannabis_frente_a_obesidade.pdf879,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador