PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Econômicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6967
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do processo de desindustrialização da exportação brasileira entre 2007 e 2022
Autor(es): Cardoso, Felippe Mendes
Primeiro Orientador: Souza Júnior, Ary José Apolinário de
metadata.dc.contributor.referee1: Leão, Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Miguel Rosa dos
Resumo: O presente estudo propõe uma análise do processo de desindustrialização nas exportações brasileiras no período compreendido entre os anos 2007 e 2022. A compreensão dos fatores que contribuíram para esse fenômeno torna-se fundamental para elucidar seus impactos e desdobramentos na estrutura industrial do país. A pesquisa se justifica diante da necessidade de examinar as transformações na matriz exportadora brasileira, especialmente no âmbito industrial, visando contribuir para a compreensão das dinâmicas econômicas e subsidiar possíveis estratégias de reindustrialização. A desindustrialização, marcada pela diminuição da participação do setor industrial na economia, é um fenômeno que tem suscitado debates e preocupações em diversos países. No contexto nacional, compreender o impacto desse processo é de suma importância, especialmente para um país historicamente caracterizado pela relevância do setor industrial. Diante disso, a presente pesquisa justifica-se pela necessidade de analisar a trajetória da exportação industrial ao longo dos últimos anos, identificando fatores determinantes, avaliando seus efeitos e fornecendo subsídios para a formulação de estratégias de fortalecimento da indústria. A metodologia adotada para alcançar os objetivos propostos envolveu uma abordagem analítica e descritiva, baseada na coleta e análise de dados econômicos relacionados às exportações brasileiras. Foram utilizadas fontes confiáveis, como dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras instituições pertinentes. A análise temporal foi realizada por meio de tabelas, gráficos e indicadores econômicos, permitindo uma visão abrangente das mudanças na estrutura exportadora. A pesquisa buscou também identificar possíveis correlações com eventos econômicos globais, políticas públicas e inovações no setor.
Palavras-chave: Desindustrialização
Exportações
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::TEORIA DO COMERCIO INTERNACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6967
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FELIPPE - Versão Final Corrigida - 19.12.23.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador