PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6962
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prevalência do uso de álcool em adolescentes: uma revisão integrativa
Autor(es): Martins, Gabriel Davi Dos Santos
Primeiro Orientador: Vieira, Maria Aparecida da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Andreia Gontijo da Silva
Resumo: INTRODUÇÃO: Adolescer é um momento de dinamismo caracterizado pelas mudanças corporais, e o emocional do ser. Sendo correlacionadas ao modo de como a personalidade vai se estruturar e em como o mesmo vai se situar mediante a sua atuação pessoal perante a sociedade. OBJETIVO: Analisar a prevalência e os fatores associados do uso de álcool entre adolescentes descritos na literatura científica. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e Biblioteca Eletrônica Científica Online. Após aplicar os critérios de elegibilidades, selecionou-se 07 artigos publicados entre 2010 a 2022. Para busca, associou-se os descritores, disponíveis na lista Descritores em Ciências da Saúde /Medical Subject Headings (DeCS/MeSH), considerando periódicos nacionais e internacionais a saber: adolescente, álcool, saúde, análise transversal, prevalência e vulnerabilidades. Foram utilizados os operadores booleanos AND, OR e NOT para fazer conexão entre os DeCS e os MeSH terms. Os dados foram interpretados utilizando a estatística descritiva e pela análise temática de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados encontrados nos artigos expressam fatores associados ao uso do álcool como contexto familiar, trabalhar, vínculos sociais e adolescentes mais velhos. Evidenciando nos estudos a maior utilização entre as meninas. Dentre esses fatores também foi destacado fatores de proteção ao uso do álcool por adolescentes, como ter bons grupos de amigos e ter a família presente. Concluiu-se que a prevalência ao uso do álcool entre os adolescentes é heterogênea e variável entre os países e regiões. Dentre os estudos foram identificados uma maior prevalência do uso do álcool no sexo feminino. Dentre os fatores associados destacam-se contexto familiar, trabalhar, vínculos sociais e adolescentes mais velhos. Em contrapartida evidenciam-se fatores de proteção para o não uso do álcool, tais como os pais terem um convívio presente com os filhos e participarem do processo ativo do adolescer. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Compreender a utilização do álcool nesse grupo etário implica envolver-se no trajeto que os orienta para a aceitação do álcool e, por meio desse percurso, garantir segurança nas escolhas feitas para prevenir o consumo de substâncias psicoativas.
Palavras-chave: Adolescente
Álcool
Prevalência
Fatores associados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6962
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Prevalência do uso de ácool em adolescentes - uma revisão integrativa.docx1,38 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador