PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6947
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fármacos e medicamentos como geradores de conhecimentos no ensino de química
Título(s) alternativo(s): Drugs and medicines as knowledge generators in chemistry teaching
Autor(es): Morais, Jonas Mendonça
Primeiro Orientador: Silva, Adélia Maria Lima da
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Danns Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Reed, Elaine
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos inerentes à Química deve oferecer subsídio para que os estudantes compreendam o mundo que os cercam. Os conteúdos se tornam mais interessantes quando são motivados por meio de metodologias diferenciadas que promovam interações com o cotidiano. A utilização de aulas expositivas e experimentais contextualizadas auxilia na aprendizagem, principalmente quando associadas a temas geradores do conhecimento científico. Dessa forma, o trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral estudar conceitos sobre fármacos e medicamentos e aplicá-los ao conteúdo de funções orgânicas por meio de práticas pedagógicas teórico-experimentais. Especificamente, foi dividido em três fases: conceitos gerais, fundamentos de Química Medicinal e automedicação. Foram realizadas três intervenções, com 64 estudantes de três turmas do 3° ano do Ensino Médio, de uma escola de tempo integral da rede estadual, em Goiânia-GO, sendo aplicados questionários pré e pós-conceituais, a fim de avaliar o tema. Foram realizadas atividades experimentais com Ácido Acetilsalicílico e Paracetamol para o estudo de funções orgânicas. Os resultados mostraram o interesse dos estudantes na execução e discussão dos experimentos, perceberam a existência das relações entre a Química e os medicamentos e que além de serem compostos químicos, os conhecimentos da área são necessários para o entendimento da automedicação e o descarte. Ainda, expressaram que os conhecimentos químicos são necessários para entendimento das ações dos medicamentos no organismo humano. Entretanto, o ponto negativo foi o deslocamento entre a sala de informática e o laboratório pelos estudantes durante as intervenções, pois favoreceu a dispersão e o desinteresse em responder aos questionários. Apesar desse problema, conclui-se que o ensino de química deve sim ser pensado na realização de atividades dialogadas com os presentes na sociedade, de modo que corrobore para o aprendizado de professores e estudantes. Essas relações permitem desmistificar a ideia da disciplina de Química, como algo sem aplicabilidade e sem interesse científico.
Abstract: The teaching-learning process of content inherent to Chemistry must offer support for students to understand the world around them. Content becomes more interesting when it is motivated through different methodologies that promote interactions with everyday life. The use of contextualized expository and experimental classes helps learning, especially when associated with themes that generate scientific knowledge. Thus, the course completion work had the general objective of studying concepts about drugs and medicines and applying them to the content of organic functions through theoretical-experimental pedagogical practices. Specifically, it was divided into three stages: general concepts, fundamentals of Medicinal Chemistry and self-medication. Three interventions were carried out, with 64 students from three classes of the 3rd year of high school, from a full-time state school, in Goiânia-GO, with pre- and post-conceptual questionnaires being applied to evaluate the topic. Experimental activities were carried out with Acetylsalicylic Acid and Paracetamol to study organic functions. The results showed the students' interest in carrying out and discussing the experiments, they realized the existence of relationships between Chemistry and medicines and that in addition to being chemical compounds, knowledge of the area is necessary to understand self-medication and its disposal. Furthermore, they expressed that chemical knowledge is necessary to understand the actions of medicines in the human body. However, the negative point was the movement between the computer room and the laboratory by students during the interventions, as it favored dispersion and lack of interest in answering the questionnaires. Despite this problem, it is concluded that chemistry teaching should be designed to carry out activities in dialogue with the artifices present in society, in a way that contributes to the learning of teachers and students. These relationships allow us to demystify the idea of the Chemistry discipline as something without applicability and without scientific interest.
Palavras-chave: Ensino de química
Ácido acetilsalicílico
Paracetamol
Experimentação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6947
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2 Jonas. Defendido e corrigido.pdf819,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador