PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6946
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Colonização por Pseudomonas aeruginosa multirresistente em pacientes com Covid-19 internados em UTI
Autor(es): Silva, Heloisa Felipe Da
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee2: Cruvinel, Karla Prado de Souza
Resumo: Indrodução: a Unidade de Terapia Intensiva é o local nas instituições de saúde que cuidam do paciente clinicamente grave, que precisa de monitorização, observação e suporte contínuo do quadro clínico e suas funções vitais. A Pseudomonas aeruginosa é uma das bactérias que está mais predisposta a colonizar pacientes em tratamento intensivo. Com a chegada da pandemia de COVID-19 foi instaurada uma crise nos serviços de saúde, com maior demanda, número crescente de pacientes graves, incertezas em relação ao cuidado, dificuldades na obtenção de insumos para a assistência segura e maior possibilidade de disseminação de patógenos multirresistentes dentro de unidades de terapia intensiva. Objetivo: caracterizar o perfil de pacientes com COVID-19 colonizados por Pseudomonas aeruginosa multirresistente internados em unidade de tratamento intensivo. Método: trata-se de um estudo transversal, descritivo, retrospectivo. Os dados foram coletados em uma Unidade de Terapia Intensiva destinada a pacientes adultos com COVID-19 em um hospital de ensino em Goiás, entre novembro de 2020 a dezembro de 2021. Incluiu pacientes que à admissão realizaram culturas de vigilância coletados nas primeiras 48h de internação e com resultado negativo, exceto pacientes menores de idade e aqueles cujos dados não estiverem disponíveis nos prontuários. O formulário de coleta de dados foi preenchido através das informações contidas nos prontuários dos pacientes internados e através das busca-ativas que são realizados pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde e sistema de laboratório. Resultados: dos 365 pacientes inseridos ao estudo, foi possível identificar sete (7) pacientes adultos com COVID-19 colonizados pela bactéria Pseudomonas aeruginosa nas unidades de terapia intensiva estudadas (1,91%). A principal faixa etária foi entre 20 e 59 anos, tendo predominância no sexo masculino e não possuem multimorbidades. A maioria dos pacientes colonizados não tiveram internação anterior e permaneceram internados na UTI por menos de 7 dias. A maioria não possuía dispositivos invasivos à admissão e dois pacientes colonizados por Pseudomonas aeruginosa utilizaram dispositivo invasivo durante a internação. O principal antimicrobiano utilizado em pacientes colonizados por Pseudomonas aeruginosa são os betas lactâmicos. Conclusão: a colonização por Pseudomonas aeruginosa na população estudada foi menor do que a relatada na literatura, o que pode ser reflexo da intensificação da adoção de medidas protetivas, como precaução padrão e precaução específica para o atendimento aos pacientes, como contato, gotículas e aerossóis.
Palavras-chave: Unidade de terapia intensiva
Covid-19
Colonização pseudomonas aeruginosa
Bactéria multirresistente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6946
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador