PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6930
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desmame precoce em decorrência de uma trombose venosa: relato de experiência
Autor(es): Viana, Maria Eduarda Bonassoli De Mendonça
Primeiro Orientador: Rezende, Marina Aleixo Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Resende, Elisangela Euripedes
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Andreia Gontijo da Silva
Resumo: Introdução:O aleitamento materno (AM) é a estratégia que mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, sendo um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, podendo ser de mais fácil digestão. O AM é um processo natural de vínculo entre a mãe e filho. São muitos benefícios para o lactente, entre eles, diminui a possibilidade de adoecimento, reduz as taxas de mortalidade infantil e as internações hospitalares, minimiza ainda os riscos de doenças crônicas, tendo como exemplo a obesidade. Traz inúmeros benefícios para as nutrizes também, sendo eles, a prevenção ao câncer de mama, rapidez na involução uterina e também pode se considerar que o tempo de amamentação está relacionado com a perda de peso no pós-parto.Objetivo: Relatar a experiência sobre o desmame precoce em decorrência de uma Trombose venosa. Metodologia:Trata-se de um estudo caracterizado como relato de experiência do tipo autorrelato baseado em aspectos vivenciados por mim que no momento residia em um município do interior de Goiás, no período pós-parto durante a amamentação. O presente relato decorre de uma experiência da amamentação onde resulta para um desmame precoce influenciado por uma trombose venosa profunda que ocorreu no período de fevereiro de 2023 até o momento. Resultado: M.E.B.M.V, 22 anos, parda, casada, mãe de um filho de seis meses, acadêmica de Enfermagem do 10º período, residente em Nerópolis-GO, Brasil. Fiquei grávida aos 20 anos, uma gestação sem intercorrência, porem ao final da gestação com 37 semanas e 2 dias a pressão alterou teve que ser levada ao hospital no qual fez uma ultrassonografia para ver se o bebê estava bem . No dia 6 de fevereiro ao retornar ao médico com um novo ultrassom, foi programada uma cesárea para quinta-feira dia 9 de fevereiro, porém no caminho para casa comecei a ver “pontos de luz como se fosse estrelas”, avisei o médico imediatamente que orientou a ir ao hospital para fazer o parto. Já em casa , a perna esquerda inchou após sete dias sentia bastante dor então o médico marcou uma consulta com a angiologista onde foi feito um ultrassom doppler que foi constatada a Trombose. Conclusão: Esse relato de experiência me permitiu descrever a importância do aleitamento materno e também em como a trombose afeta no pós-parto. Contudo nota-se ainda a necessidade de desenvolvimento de estudos sobre uso de anticoagulantes na amamentação.
Palavras-chave: Desmame precoce
Trombose
Aleitamento materno
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6930
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
autorização Maria Eduarda Bonassoli.pdfAutorização426,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC MARIA EDUARDA BONASSOLI final.pdfTCC207,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador