PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6912
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão Comercial da empresa Noronha Alimentos: diagnóstico e propostas de melhorias
Autor(es): Noronha, Thais Filgueira De
Primeiro Orientador: Lima, Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Gisely Jorge
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Wanessa Pazini
Resumo: O estudo de caso único tem como objetivo geral realizar o diagnóstico na área comercial na empresa Noronha Alimentos e elaborar propostas de melhoria. A área de gestão comercial nasceu a partir da necessidade de aumentar as vendas, atender novas cidades em Goiás, diminuir troca de produto, aumentando a qualidade dos produtos, permitindo atender as necessidades dos clientes, diminuir reclamações e aumentar a qualidade fidelizando cada cliente. Metodologicamente foi realizado uma pesquisa exploratória descritiva com análise qualitativa com pesquisa de campo, na empresa, através de entrevistas com o Diretor Comercial e supervisores de Vendas, gravada e transcrita, obedecendo ao roteiro semiestruturados. A problematização esteve alicerçada nas questões relativas à estrutura da área comercial, planejamento de vendas, processos, pontos fortes e fraco, ameaças, contratação de vendedores, preços dos produtos, dentre outras. Os resultados revelam que a área comercial apesar de ser considerada boa pela empresa, ainda tem muito o que melhorar e nesse estudo foram apresentadas propostas de soluções que melhorariam o funcionamento do comercial, tendo um aumento na lucratividade e melhor distribuição dos custos.
Abstract: Its general objective is to carry out a diagnosis of the commercial area at Noronha Alimentos and to draw up proposals for improvement. The commercial management area was born out of the need to increase sales, serve new cities in Goiás, reduce product changes, increase product quality, meet customer needs, reduce complaints and increase quality by building customer loyalty. Methodologically, descriptive exploratory research was carried out with qualitative analysis using field research at the company, through interviews with the Commercial Director and Sales supervisors, recorded and transcribed, following a semi-structured script. The problematization was based on questions relating to the structure of the commercial area, sales planning, processes, strengths and weaknesses, threats, hiring salespeople, product prices, among others. The results of this study show that although the commercial area is considered good by the company, it still has a lot to improve and in this study several solutions were proposed that would improve the functioning of the commercial area, leading to an increase in profitability and a better distribution of costs.
Palavras-chave: Gestão comercial
Gestão de vendas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6912
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC THAIS NORONHA RAG.pdf249,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador