PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSeptimio, Ana Beatriz De Mourapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T02:01:58Z-
dc.date.available2023-12-19T02:01:58Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6911-
dc.description.abstractIntroduction: Autism Spectrum Disorders is a disorder characterized by a deficit in communicative skills. Research suggests that autism is a risk factor for reading and writing difficulties. Although written language is also a possibility of communication, the study on the acquisition and development of reading and writing in autistic people, as well as on the basic and/or preliminary skills that precede these phases is scant. Objective: to identify the necessary skills for the acquisition and development of written language in people with autism. Method: for this integrative literature review, of an exploratory nature, searches were carried out on the Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, by crossing previously selected descriptors. Studies that analyzed the skills necessary for the acquisition and development of written language in the autistic population were included. Results: 381 studies were found, without language restrictions, published from 2013 to 2023. Of these, six were included in this review. 14 skills were mentioned in the studies. Of this total, nine are reading skills and twelve are writing skills. Executive functions, oral language, phonological awareness, pragmatics, semantic and syntactic knowledge and the intelligence quotient were listed as basic skills for both reading and writing. Conclusion: only one of the included articles was Brazilian, which reinforces the importance of developing national research on this topic.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de linguagempt_BR
dc.subjectEscrita-
dc.subjectAutismo-
dc.subjectHabilidade-
dc.titleHabilidades basais para a aquisição e o desenvolvimento de linguagem escrita no autismo: uma revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeHabilidades basais para a aquisição e o desenvolvimento de linguagem escrita no autismo: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Toschi, Larissa Seabrapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5169-408Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488042391161349pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Eliane Faleiro dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792639100893488pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Marcos Henriquept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1886795657987383pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno tipificado pelo déficit nas habilidades comunicativas. Pesquisas sugerem que o autismo é um fator de risco para dificuldades de leitura e escrita. Embora a linguagem escrita também seja uma possibilidade de comunicação, é escasso o estudo sobre a aquisição e o desenvolvimento da leitura e escrita em pessoas autistas, bem como sobre as habilidades basilares e/ou preliminares, que precedem estas fases. Objetivo: identificar habilidades necessárias para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita em pessoas com autismo. Método: para esta revisão integrativa de literatura, de caráter exploratório, realizou-se buscas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por meio do cruzamento de descritores previamente selecionados. Foram incluídos estudos que analisaram as habilidades necessárias à aquisição e ao desenvolvimento de linguagem escrita na população autista. Resultados: foram encontrados 381 estudos, sem restrição de idiomas, publicados de 2013 a 2023. Destes, seis foram incluídos nesta revisão. Foram mencionadas nos estudos 14 habilidades. Deste total, nove são habilidades de leitura e doze de escrita. Funções executivas, linguagem oral, consciência fonológica, pragmática, conhecimento semântico, sintático e quociente de inteligência foram elencados como habilidades interseccionais necessárias tanto para a leitura, quanto para a escrita. Conclusão: dos artigos incluídos, apenas um é brasileiro, o que reforça a importância do desenvolvimento de pesquisas nacionais sobre esta temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2011181367421179pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC final Ana Beatriz de M. Septimio.pdf971,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador