PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da estruturação frasal e do discurso narrativo de jovens e adultos com síndrome de Down da associação Down de Goiás.
Título(s) alternativo(s): Análise da estruturação frasal e do discurso narrativo de jovens e adultos com síndrome de Down da associação Down de Goiás.
Autor(es): Padua, Andressa Daniela Da Silva Aires
Vale, Steffanny Oliveira Do
Primeiro Orientador: Toschi, Larissa Seabra
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Eliana Souza da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Eliane Faleiro de
Resumo: A Síndrome de Down (SD) é uma alteração cromossômica causada pela trissomia do cromossomo 21, cujas características não progridem com o tempo. Esta condição genética não é classificada por graus e o desenvolvimento global destas pessoas tende a ser mais tardio do que o esperado. A mutação genética do cromossomo 21 afeta principalmente a produção linguística. Tais dificuldades podem ser observadas em todos os componentes da linguagem: fonológico, semântico, pragmático e o morfossintático. A morfologia e a sintaxe são habilidades linguísticas que geralmente expressam-se subdesenvolvidas na SD se comparadas as habilidades cognitivas e de compreensão linguística. É incomum encontrarmos na literatura dados sobre o desenvolvimento do aspecto sintático de adolescentes e jovens adultos com SD. Dentre os poucos registros na literatura deste tema na idade adulta, observam-se enunciados curtos e formulados no presente do indicativo, inflexões gramaticais, sentenças simples, diminuição do número de substantivos, aumento do uso de verbos, da complexidade sintática e melhora do discurso narrativo. Objetivo: Investigar a estruturação frasal e do discurso de jovens e adultos com Síndrome de Down da Associação Down de Goiás. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, transversal com jovens e adultos com Síndrome de Down, integrantes do projeto Lablin (Laboratório de Linguagem) na Associação Down de Goiás (ASDOWN) localizada em Goiânia-GO. Participaram do estudo 15 jovens e adultos com Síndrome de Down, 6 pessoas do sexo masculino e 9 do sexo feminino, entre 16 e 54 anos. Conclusão: Os resultados comprovam que a maioria dos participantes apresentaram enunciados curtos, estrutura frasal simples, falhas na flexão de gênero, no uso de conectivos, verbos, preposições e na concordância nominal. Além disso, dificuldades em estabelecer vínculos causais, coerência e coesão narrativa. Demonstraram também problemas na contextualização da história. Nesta pesquisa os participantes mais novos (de 16 anos) e os que encontram-se entre 30 a 39 anos exibiram maior extensão no total do enunciado. Palavras-chave: Síndrome de Down, aspecto sintático, jovens e adultos Trissomia do 21, Fonoaudiologia.
Abstract: Down Syndrome (DS) is a chromosomal alteration caused by trisomy of chromosome 21, whose characteristics do not progress over time. This genetic condition is not classified by degrees, and the overall development of individuals with DS tends to be later than expected. The genetic mutation of chromosome 21 primarily affects language production. Difficulties can be observed in all language components: phonological, semantic, pragmatic, and morphosyntactic. Morphology and syntax are linguistic skills that are typically underdeveloped in DS when compared to cognitive and language comprehension abilities. It is uncommon to find literature data on the syntactic development of adolescents and young adults with DS. Among the few records in the literature on this topic in adulthood, short statements formulated in the present indicative, grammatical inflections, simple sentences, a decrease in the number of nouns, an increase in the use of verbs, syntactic complexity, and improved narrative discourse are observed. Objective: To investigate the sentence and discourse structure of young adults with Down Syndrome from the Down Syndrome Association of Goiás. Method: This is a qualitative cross-sectional field study with young adults with Down Syndrome, participants in the Lablin project (Language Laboratory) at the Down Syndrome Association of Goiás (ASDOWN) located in Goiânia, GO. Fifteen young adults with Down Syndrome participated in the study, 6 males and 9 females, aged between 16 and 54. Conclusion: The results confirm that the majority of participants presented short statements, simple sentence structure, errors in gender inflection, the use of connectors, verbs, prepositions, and nominal agreement. Additionally, difficulties in establishing causal links, coherence, and narrative cohesion were observed. Participants also demonstrated problems in contextualizing the story. In this research, the younger participants (16 years old) and those aged 30 to 39 exhibited greater total statement length. Keywords: Down Syndrome, syntactic aspect, young adults, Trisomy 21, Speech Therapy.
Palavras-chave: Síndrome de Down
Aspecto sintático
Jovens e adultos
Trissomia do 21
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6902
Data do documento: 5-Dez-2023
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