PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Junior, Lino-
dc.date.accessioned2020-12-14T18:21:12Z-
dc.date.available2020-12-14T18:21:12Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/689-
dc.description.abstractThis research addresses the contents of recreational and adapted games in high school Physical Education classes and their contributions to preventing and combating bullying. These body practices, guided by playfulness, creativity and imagination, provide healthy behaviors, enabling resources to encourage social interaction, inclusion and harmony in the school environment. This work aims to verify whether recreational and adapted games contribute to overcoming bullying in the school environment. More specifically, to identify the types of bullying in the school environment, report their causes and consequences, and verify whether recreational and adapted games activities are effective in preventing and combating school bullying in high school. This work has as its research line Physical Education, Pedagogical and Social Practices (EFPPS) according to the Nucleus of Studies and Research in Physical Education (NEPEF) and is a bibliographic research of descriptive nature. At the end of this work, recreational and adapted games contribute to the socialization of students, favoring interpersonal relationships and harmony, above all, by favoring the development of critical reading and resignification of realitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullying escolarpt_BR
dc.subjectSchool bullyingpt_BR
dc.subjectHigh school-
dc.subjectPhysical education-
dc.subjectRecreational games-
dc.subjectEnsino médio-
dc.subjectEducação física-
dc.subjectJogos recreativos-
dc.titleJogos recreativos e adaptados na prevenção e combate ao bullying escolar no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Diniz, Clistênia Prudenciana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076265393799586pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Sônia de Jesus da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8220164222115367pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda os conteúdos dos jogos recreativos e adaptados nas aulas de Educação Física no ensino médio e suas contribuições para a prevenção e combate ao bullying. Essas práticas corporais, orientadas pela ludicidade, criatividade e imaginação, proporcionam comportamentos sadios, possibilitando recursos para incentivar a interação social, a inclusão e a harmonia no ambiente escolar. Este trabalho tem como objetivo verificar se os jogos recreativos e adaptados contribuem para a superação do bullying no ambiente escolar. Mais, especificamente, identificar quais são os tipos de bullying no ambiente escolar, relatar as suas causas e consequências, e verificar se as atividades de jogos recreativos e adaptados são eficazes na prevenção e combate ao bullying escolar no ensino médio. O presente trabalho tem como linha de pesquisa a Educação Física, Práticas Pedagógicas e Sociais (EFPPS) de acordo com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física (NEPEF) e trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva. Ao final deste trabalho, pode-se perceber os jogos recreativos e adaptados contribuem para a socialização dos alunos, favorece as relações interpessoais e a harmonia, sobretudo, por favorecer o desenvolvimento da leitura crítica e ressignificação da realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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dc.degree.graduationEducação Física-
dc.degree.levelGraduação-
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