PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6898
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca da comunicação efetiva da enfermagem na unidade de terapia intensiva
Autor(es): Ribeiro, Isadora Garcia
Primeiro Orientador: Rezende, Marina Aleixo Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Jamilly Conceição Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Wagna Maria Araújo de
Resumo: INTRODUÇÃO: A comunicação é de extrema importância na enfermagem dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido à complexidade e à sensibilidade dos cuidados prestados aos pacientes. A UTI é um ambiente onde os pacientes estão em condições graves e instáveis, exigindo cuidados intensivos e uma atenção constante. Nesse contexto, a comunicação efetiva entre os profissionais de enfermagem e com outros membros da equipe de saúde é fundamental por diversos motivos. A comunicação efetiva na enfermagem dentro da UTI é crucial para a coordenação dos cuidados, monitoramento dos pacientes, tomada de decisões, segurança do paciente e suporte emocional. Ela contribui diretamente para a qualidade dos cuidados prestados, a melhoria dos resultados clínicos e a satisfação dos pacientes e suas famílias. OBJETIVO: Conhecer a produção científica acerca do processo de comunicação entre a equipe de enfermagem, o paciente e seus familiares, que atua na Unidade de Terapia Intensiva. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, cujo levantamento dos artigos científicos foi realizado a partir da busca eletrônica em sítios públicos, tais como: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Scielo; Pubmed. RESULTADOS: É necessário investir em treinamentos e estratégias de comunicação, promovendo a empatia, a escuta ativa e o uso de linguagem clara, contribuindo para a melhoria dos resultados clínicos, a satisfação dos pacientes e de seus familiares e pela qualidade geral dos cuidados prestados na UTI.
Palavras-chave: Enfermagem
Comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6898
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
autorização Isadora Garcia Ribeiro.pdfAutorização363,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC III - Isadora Garcia Ribeiro final.pdfTrabalho de Conclusão de Curso301,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador