PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem sobre as correntes de jato nas aerovias UZ38 e UM540: desafios para a navegação aérea e o planejamento de voo
Título(s) alternativo(s): Approach on jet streams on UZ38 and UM540 airways: challenges for air navigation and flight planning
Autor(es): Paula, Lucas Santos Rodrigues de
Primeiro Orientador: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Bechepeche, Anna Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Raul Francé
Resumo: Este estudo investiga as correntes de jato, ventos intensos com potencial para induzir turbulência e influenciar a aviação em altitudes elevadas, incluindo setores comerciais e executivos. No âmbito científico, discute-se atualmente a interação entre as correntes de jato e as mudanças climáticas, sugerindo-se possíveis alterações na trajetória desses fenômenos, particularmente no Hemisfério Sul. O objetivo central da pesquisa é analisar o comportamento das correntes de jato no Hemisfério Sul com impacto nas rotas aéreas UZ38 e UM540. Foram utilizadas cartas meteorológicas SIGWX da América, disponíveis na Redemet, durante o período de 2013 a 2023, considerando o horário de 00 UTC. A metodologia empregada no estudo é de natureza básica, com a utilização de procedimentos bibliográficos e documentais, com foco na coleta de dados em uma área específica. Resultados mostram aumento nas correntes de jato e turbulências nos últimos três anos, com maior ocorrência em junho, julho, agosto e setembro, tendo sido analisados velocidade (predominantemente 100kt), direção (majoritariamente de NW para SE) e nível de voo (mais frequente FL390). Esses achados indicam que voos nessas rotas podem enfrentar desafios relacionados à velocidade e à direção do vento, especialmente em situações de Clear Air Turbulence (CAT), ou Turbulência de Ar Claro. Conclui-se que um planejamento de voo cauteloso é essencial para evitar áreas de correntes de jato que possam impactar negativamente as operações aéreas. Sugerem-se estudos futuros para avaliar estratégias de voo em horários com menor presença de correntes de jato, visando otimizar rotas e garantir a segurança das operações aéreas.
Abstract: This study investigates jet streams, strong winds with the potential to induce turbulence and influence aviation at high altitudes, including commercial and executive sectors. Within the scientific community, there is currently a discussion on the interaction between jet streams and climate change, suggesting possible alterations in the trajectory of these phenomena, particularly in the Southern Hemisphere. The main objective of the research is to analyze the behavior of jet streams in the Southern Hemisphere impacting air routes UZ38 and UM540. SIGWX meteorological charts from the Americas, available on Redemet, were used during the period from 2013 to 2023, considering the 00 UTC time. The methodology employed in the study is of a basic nature, using bibliographical and documentary procedures, focusing on data collection in a specific area. Results show an increase in jet streams and turbulence over the last three years, with a higher occurrence in June, July, August, and September. Speed (predominantly 100 knots), direction (mostly from NW to SE), and flight level (most frequent at FL390) were analyzed. These findings indicate that flights on these routes may face challenges related to wind speed and direction, especially in Clear Air Turbulence (CAT) situations. It is concluded that cautious flight planning is essential to avoid areas of jet streams that may negatively impact air operations. Future studies are suggested to evaluate flight strategies during times with lower jet stream presence, aiming to optimize routes and ensure the safety of air operations.
Palavras-chave: Correntes de jato
Turbulência de céu claro
Aerovias
Meteorologia aeronáutica
Planejamento de voo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA::METEOROLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6882
Data do documento: 12-Dez-2023
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