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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6875
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Geovanna Sanzoni Bruno Dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T21:55:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T21:55:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6875 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Exercício físico | pt_BR |
dc.subject | Crianças | - |
dc.subject | TDAH | - |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo. | - |
dc.title | Os benefícios do exercício físico ao desenvolvimento cognitivo de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8003622639575006 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8003622639575006 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Rafael Felipe de | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3524903131043945 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Costa, Sônia de Jesus da | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8220164222115367 | pt_BR |
dc.description.resumo | Resumo: No âmbito da terapia não farmacológica, diferentes tipos de intervenções são empregados para amenizar os prejuízos cognitivos exibidos por crianças com TDAH e dentre tais, o exercício físico assume papel relevante. Objetivo: Ressaltar os efeitos benéficos da prática de exercícios físicos no desenvolvimento cognitivo de crianças com TDAH, que auxiliem na redução das comorbidades. Metodologia: O trabalho vincula-se a linha de pesquisa em Ciência do Esporte e da Saúde, se classificando como um estudo indireto, bibliográfico. Resultados: Os hormônios envolvidos na regulação da memória, também estão envolvidos na regulação homeostática promovida pelo exercício e, portanto, são estimuladas por ele, demonstrando a relação direta entre exercícios físicos e a capacidade mental. Considerações finais: Os estudos evidenciaram que o exercício físico pode amenizar as implicações vivenciadas pelas crianças com TDAH, promovendo a função cognitiva e o desenvolvimento humano integral e social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física - Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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