PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6862
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implantação de firewall em Raspberry Pi
Autor(es): Souza, Hebert Cordeiro de
Primeiro Orientador: Araújo, Marcelo Antonio Adad de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Carlos Alexandre Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Amaral, Nilson Cardoso
Resumo: RESUMO Este trabalho apresenta a implantação de um firewall utilizando um Raspberry Pi 4 como plataforma, com o objetivo de explorar suas funcionalidades e avaliar sua efetividade como uma solução de segurança de rede em um ambiente de pequeno porte. São abordados os conceitos teóricos de firewall, os tipos disponíveis e considerações para implantação. O processo de configuração do Raspberry Pi como firewall é descrito, incluindo a instalação do sistema operacional, configuração da interface de rede e do software de firewall. São discutidos os prós e contras da utilização do Raspberry Pi como plataforma de firewall em relação a outras soluções, bem como considerações de segurança. Os resultados da implementação são apresentados, juntamente com as conclusões sobre a efetividade do Raspberry Pi como plataforma de segurança de rede em um ambiente de pequeno porte. Este trabalho contribui para a compreensão das funcionalidades de um firewall e das possibilidades de utilização do Raspberry Pi como plataforma de segurança de rede.
Abstract: ABSTRACT This work presents the implementation of a firewall using a Raspberry Pi 4 as the platform, aiming to explore its functionalities and assess its effectiveness as a network security solution in a small-scale environment. The theoretical concepts of firewalls, available types, and deployment considerations are discussed. The process of configuring the Raspberry Pi as a firewall is described, including the installation of the operating system, configuration of the network interface, and firewall software. The pros and cons of using the Raspberry Pi as a firewall platform are discussed in comparison to other solutions, as well as security considerations. The implementation results are presented, along with conclusions regarding the effectiveness of the Raspberry Pi as a network security platform in a small-scale environment. This work contributes to understanding firewall functionalities and the possibilities of using the Raspberry Pi as a network security platform.
Palavras-chave: Segurança de rede
Segurança de rede
firewall
Raspberry Pi
Firewall
Raspberry Pi
Implantação
Efetividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6862
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Hebert Cordeiro de Souza TCC2.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador