PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6796
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca da ortotanásia em unidade de terapia intensiva
Autor(es): Souza, Yago Pereira De
Primeiro Orientador: Santos, Laidilce Teles Zatta
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Silvio José de
Resumo: Introdução: Com os avanços técnicos e científico durante o século XX, houve mudanças no conhecimento da fisiologia humana a respeito do prolongamento da vida. Sabemos que esse prolongamento nem sempre acontece de forma satisfatória, devido as dificuldades de tratamento com pacientes em quadros terminais residindo em ambientes domésticos. Nos hospitais, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) contam com espaço e recursos avançados com tecnologia apropriada para atender pacientes em situações graves ou com risco de morte, com isso dependem de assistência de enfermagem e médica. Ressalta-se que, a comunicação ativa e de qualidade da equipe de enfermagem com o paciente terminal e sua família, contribui para evitar a distanásia e prevenir o sofrimento, inquietação e medo. Embora não seja função dos profissionais de enfermagem decidir interromper ou alterar as condutas do tratamento, ele deve ser inserido nas discussões, uma vez que ele é o profissional que está ativa e diretamente em contato com os pacientes. Sendo assim, objetiva-se: Analisar a produção científica acerca da ortotanásia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Resultados e discussão: O contexto ortotanásia, embora ainda cause algum desconforto às famílias e aos pacientes terminais, um meio-termo está sendo estabelecido. Os cuidados paliativos, que incluem cuidados abrangentes (físicos, psicológicos, sociais e espirituais) do paciente, tornam a morte aceitável e não proibida. Reconciliação oportuna e melhor reconhecimento dos pacientes, reúna-se com familiares e profissionais médicos em um ambiente confinado. Conforme foi descrito essa realidade tem como um estado limitado podendo ser um ponto de partida Pastoral aos pacientes terminais e seus familiares. Considerando o fato de que uma religião é melhor do que qualquer outra pessoa para ser responsável pelo cuidado espiritual diante da morte inevitável. Para pessoas doentes e familiares e Agentes pastorais que vivenciam de alguma forma a espiritualidade atuar como um “curador de almas” entre as pessoas sofredoras que escolha a ortotanásia como uma forma de se despedir sem colocar a vida em risco. Conclusão: A partir das considerações acima, sugere-se que deveriam existir maiores investimentos na formação dos profissionais de saúde, tentar restaurar as relações médico-paciente que foram deixadas de lado por diversas razões e encorajar as famílias a falar mais sobre a morte. Cursos que proporcionam habilidades de comunicação podem ajudar a desenvolver competências e habilidades nos profissionais de saúde que levem a decisões que respeitem as pessoas em seus aspectos biopsicossociais e espirituais.
Palavras-chave: Assistência
Comunicação
Ortotanásia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6796
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Yago Souzza.pdfTCC 3 Yago229,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RAG Yago.pdfRAG Yago529,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador