PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6784
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca da influência do letramento em saúde durante o período gestacional
Autor(es): Sacramento, Lorena Silva Do
Primeiro Orientador: Santos, Laidilce Teles Zatta
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Marina Aleixo Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Elisangela Euripedes
Resumo: O Letramento em Saúde (LS) é definido como habilidades em acessar, compreender, avaliar e utilizar informações e conhecimentos em saúde, como resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever. Sendo assim, objetiva-se analisar a produção científica acerca da influência do letramento em saúde na qualidade da assistência oferecida às gestantes. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem) disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com a junção dos descritores: letramento em saúde AND assistência AND gravidez. Após a coleta de dados, a análise foi feita formando duas categorias. A partir da leitura dos artigos selecionados, foram formadas duas categorias: “Impactos do LS inadequado na assistência durante o período gestacional”: o inadequado letramento em saúde das mulheres com depressão, pode impactar sua capacidade de identificar sintomas psicológicos, clinicamente relevantes; a ausência de uma relação entre os níveis de letramento funcional em saúde e o conhecimento sobre sífilis; medo de cesariana de emergência e a falta de conhecimento sobre os sintomas da DPP (Depressão Pós-Parto); o inadequado LS demonstrou uma associação significativa com a não adesão à farmacoterapia prescrita; dificuldade em compreender e aplicar de forma adequada as informações de educação em saúde que receberam durante o cuidado pré-natal. E as “Intervenções em saúde no período gestacional à luz do LS”: fornecer informações sobre cuidados pré-natais às gestantes; os cuidados pré-natais em grupo podem, de fato, proporcionar diversas vantagens, em comparação com os cuidados individuais durante a gravidez; a conscientização prévia à gravidez sobre a concepção emergiu como o principal contribuinte para a variação observada nos níveis estimados de letramento em saúde materna. A pesquisa apontou que os profissionais da saúde precisam estar mais atentos no reconhecimento e avaliação que envolve o letramento em saúde num contexto multidimensional. A estratégia de LS, juntamente com a promoção do letramento funcional em saúde (LFS), emerge como um meio de capacitar as pessoas, promovendo a conscientização e o aprendizado para a autonomia, além de fortalecer as comunidades. Portanto o estudo conclui que melhorar a qualidade das informações fornecidas pelos profissionais de saúde para garantir uma educação, compreensão e aprimoramento eficaz à luz do LS. Notou-se também a ausência de uma relação entre os níveis de letramento funcional em saúde e o conhecimento sobre sífilis, cuidados pré-natais em grupo, promoção de comportamentos de cuidado com a saúde bucal durante a gravidez, e adoção de hábitos saudáveis relacionados à preparação para o parto e à gestão de complicações de saúde.
Abstract: Health Literacy (HL) is defined as skills in accessing, understanding, evaluating, and using health information and knowledge, because of the action of teaching or learning to read and write. To identify scientific production about the influence of health literacy on the quality of care offered to pregnant women. This is a integrative review, carried out in the LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) and BDENF (Nursing Database) databases available in the Virtual Health Library, with the combination of the descriptors: health literacy AND assistance AND pregnancy. After data collection, analysis was carried out forming two (02) categories. From reading the selected articles, two (02) categories were formed: “Impacts of inadequate HL on care during the gestational period”: Inadequate health literacy in women with depression can impact their ability to identify psychological symptoms, clinically relevant; The absence of a relationship between functional health literacy levels and knowledge about syphilis. Fear of emergency cesarean section and lack of knowledge about the symptoms of PPD (Postpartum Depression); Inadequate HL demonstrated a significant association with non-adherence to prescribed pharmacotherapy; Difficulty understanding and appropriately applying the health education information they received during prenatal care. And the “Health interventions in the gestational period in light of the HL”: Provide information on prenatal care to pregnant women; Group prenatal care can, in fact, provide several advantages compared to individual care during pregnancy; Pre-pregnancy awareness of conception emerged as the main contributor to the observed variation in estimated levels of maternal health literacy. Health professionals need to be more attentive to the recognition and evaluation that involves health literacy in a multidimensional context. The HL strategy, together with the promotion of functional health literacy (LFS), emerges as a means of empowering people, promoting awareness, and learning for autonomy, in addition to strengthening communities. Improve the quality of information provided by health professionals to ensure effective education, understanding and improvement considering the HL. There is an absence of a relationship between levels of functional health literacy and knowledge about syphilis, group prenatal care, promotion of oral health care behaviors during pregnancy, adoption of healthy habits related to preparation for childbirth and to the management of health complications.
Palavras-chave: Letramento em saúde
Gravidez
Assistência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6784
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 3 LORENA 06 dez.pdfTCC Lorena457,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RAG Lorena 12 dez.pdfRAG Lorena328,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador